terça-feira, 19 de abril de 2016

.: A energia do sol ajuda a combater a depressão

Psicoterapeuta Socorro Leite explica que curar a depressão significa sair da escuridão


A depressão se transformou em uma das doenças mais constantes no cotidiano dos brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, 17 milhões de brasileiros são vítimas da depressão. De acordo com a psicoterapeuta Socorro Leite, se você não quer sair do sofá ou levantar da cama você pode estar sofrendo de depressão. 

"A pessoa com depressão prefere ficar muito tempo num quarto escuro e fechado sem qualquer luminosidade", explica. "Quando o ser humano permanece na escuridão, no frio, a sensação geral de falta de calor e energia faz com que a tristeza se alastre, gerando em nossa mente sensações e sentimentos negativos e ás vezes até destrutivos”, ressalta.
  
A psicoterapeuta diz que 15 minutos diários de exposição ao sol, você já ativa a circulação sanguínea e estimula o sistema endócrino, favorecendo os processos metabólicos. "Quando a luz solar atinge a sua pele seu próprio corpo produz inteiramente de graça a vitamina D, um poderoso “remédio” que ajuda a combater a depressão. A exposição solar, na dose certa, pode ser saudável e um ótimo antidepressivo natural."
  
Segundo Socorro curar a depressão significa sair da escuridão, e o primeiro passo rápido, prático, indolor e gratuito para combater a depressão: é tomar banho de sol. Entretanto, essa estratégia não substitui o tratamento terapêutico. A psicoterapeuta, lembra ainda que devemos aproveitar o sol da manhã, de preferência até as 10h30 ou depois das 16h e usando sempre a proteção adequada para seu tipo de pele.


“Uma pessoa com depressão é alguém que desistiu de viver e principalmente deixou de acreditar em si mesmo.  Evite viver na escuridão para não se tornar um escravo da depressão!" - Socorro Leite, psicoterapeuta.


Socorro Leite é psicoterapeuta com pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica e de Casais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), formação técnica em Home Care pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autora de livros sobre o desenvolvimento e a valorização humana. Há mais de 20 anos, ministra cursos e palestras em todo o País. Mais: www.socorroleite.com.br

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.