quinta-feira, 21 de abril de 2016

.: Metrópolis discute a limitação da internet fixa no Brasil

O programa deste domingo também recebe a atriz, escritora e apresentadora Fernanda Young, que está lançando um livro de poesias em comemoração aos seus 20 anos de carreira. Vai ao ar às 20h, na TV Cultura


Neste domingo, dia 24 de abril, o Metrópolis traz à tona a discussão sobre o modelo de limitação da internet fixa do Brasil, autorizado pela Anatel nesta semana, que vem gerando protestos nas redes. Para falar sobre o tema, o programa recebe Rafael Zanatta, pesquisador em telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Apresentado por Cunha Jr. e Adriana Couto, a atração vai ao ar às 20h, na TV Cultura.

Ao longo do programa, Zanatta explica como funcionará os planos de limitação da internet fixa no Brasil. Segundo ele, tratam-se de pacotes semelhantes aos da internet móvel, usada em celulares. No entanto, o pesquisador afirma que, ao permitir a mudança no modelo adotado pelas operadoras, “a Anatel não tocou na questão principal: qual a necessidade de colocar limite no pacote de dados para a internet fixa?”. Isso porque, segundo ele, a infraestrutura para a banda larga fixa é muito maior do que a da móvel.

Ele também aponta quais serão as consequências caso o plano seja realmente implementado, tanto no âmbito econômico, quanto no educacional e cultural do País. “A internet é um instrumento de democracia no Brasil”, reitera ele, que lembra ainda da importância que um plano de dados ilimitado exerce dentro de pequenas empresas e no estudo e lazer da população.

O programa comenta a reação das pessoas nas redes sociais, com destaque para os youtubers, que dependem de um bom pacote para seu trabalho. Além disso, é feita uma comparação com os planos de internet adotados em outros países. “Os planos no Brasil hoje (antes da implementação do limite) já são acima da meta mundial e acima daquilo que a ONU julga justo”, reforça Zanatta. O Metrópolis ainda analisa a situação com base no que propõe o Marco Civil da Internet e aponta caminhos que podem reverter a decisão da Anatel.

O programa convidou as operadoras de internet fixa no Brasil, assim como a Anatel, mas nenhuma delas pôde enviar representantes para participar da discussão. 

Ainda nesta edição, o Metrópolis também recebe escritora, atriz e apresentadora Fernanda Young. Ela fala sobre o lançamento de A Mão Esquerda de Vênus, livro de poesias produzido ao longo da última década que comemora seus 20 anos de carreira.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.