terça-feira, 17 de maio de 2016

.: Alfredo Volpi: nos cruzamentos da arte moderna brasileira

Com curadoria do historiador de arte e crítico anglo-brasileiro Michael Asbury, a galeria Cecilia Brunson Projects abre em junho a primeira individual de Alfredo Volpi (1896 - 1988) em solo britânico. 

As 32 pinturas da mostra apresentam um panorama da longa carreira de Volpi, com obras cobrindo as décadas de 1940 a 1980, incluindo a popular série "Bandeirinhas”, sua marca registrada e na qual fica evidente o distinto uso da tèmpera pelo artista. 

Realizada em associação com a casa paulistana Almeida e Dale, a exposição é a segunda da galeria londrina em uma série que visa introduzir o público da Inglaterra a grandes figuras da arte moderna e contemporânea brasileira.A primeira, em janeiro deste ano, levou à capital britânica a obra do paulistano Claudio Tozzi.

Alfredo Volpi
É considerado uma das figuras mais influentes no cenário artístico brasileiro do século 20. Pintor cujo trabalho articulou temas populares com um sofisticado uso de cores e geometria, Alfredo Volpi está situado entre o Modernismo dos anos 1920-1930 e a arte experimental e de experiência que surgiria no fim dos anos 50 e 60. 

Poucos artistas no Brasil receberam tamanho reconhecimento e consideração, com livros e retrospectivas focadas em seu trabalho, além de contar com uma legião de fãs - era admirado pelo movimento  concretista  e  foi  elogiado  pelos críticos proeminentes da época, incluindo Herbert Read e Mário Pedrosa.

Artista autodidata de origem humilde, Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 1896, mas emigrou com seus pais em 1898 para o lugar que viria a se tornar sua casa ao longo da vida: São Paulo. Abandonando a escola aos 12 anos, sua trabalho precoce, tanto como tipógrafo quanto como decorador de interiores, deu indicação de sua habilidade natural como artista, bem como forneceu-lhe os meios para comprar seu primeiro  conjunto  de  aquarelas.  

Seria  totalmente inexato pensar Volpi como um artista ingênuo; ele estava consciente das linguagens visuais do impressionismo, do pontilhismo e do modernismo, resgatando a partir de cada uma o que era necessário para articular as observações cuidadosas presentes no cerne de suas obras altamente originais. Seus primeiros trabalhos como pintor - paisagens e cenas cotidianas pintadas em cartão - são de 1914.

Em 1933, Volpi formou uma relação de trabalho produtiva com uma turma de colegas imigrantes com quem ele seria associado durante muito tempo: o célebre Grupo  Santa Helena, que incluiu pintores como Mario Zanini, Manuel Martins, Humberto Rosa e Fulvio Pennacchi. Volpi transcendeu todos eles e, no final dos anos 1930, começou a trabalhar mais a partir da memória do que da observação pura, o que tornou-se um processo virtuoso de redução para encontrar a essência de sua obra.

Suas pinturas são exuberantes no uso da cor e na forma simplificada. O artista comentou: "Eu sempre pintei o que senti, minha pintura foi gradualmente se transformando, começou com a natureza, depois aos poucos vai saindo fora, às vezes continua, eu nunca penso sobre  o  que  eu  estou fazendo, só sobre o problema da linha, da forma, da cor. Nada mais”.

Embora Volpi tenha exposto amplamente desde a sua primeira individual, em 1944 - participando de uma mostra de arte brasileira que percorreu o Reino Unido em locais como a Royal Academy (1944), participando da Bienal de Veneza, exibindo frequentemente na Bienal de São Paulo, além de inúmeras exposições em museus de todo o mundo - esta será sua primeira individual no Reino Unido.

"Volpi: nos Cruzamentos da Arte-moderna Brasileira"
11 de junho a 29 de julho de 2016 
Endereço: Royal Oak Yard, Bermondsey Street, Londres - SE1 3DG 
Horário de funcionamento: terça a sexta, das  14h  às  18h;  sábado,  das  12h  às  16h;  e  com horário  marcado
Telefone: +44 (0) 20 7357 9274 
www.ceciliabrunsonprojects.com

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.