terça-feira, 3 de maio de 2016

.: Cynthia Falabella e Natalia Gonsales estrelam espetáculo

Com texto de Franz Keppler e direção de Rafael Primot, o espetáculo "Chuva Não. Tempestade!" estreia dia 11 de maio, quarta-feira, às 21h, no Teatro Eva Herz (curta temporada com sessões às quartas e quintas, até 30 de junho). Na peça, as atrizes Cynthia Falabella e Natalia Gonsales vivem duas mulheres envolvidas com o mesmo homem.

A montagem parte desse conflito para apontar questões ligadas ao amor, à opressão feminina, à religiosidade e às convenções sociais. Simone (Natalia Gonsales) é uma empresária bem-sucedida e recebeu este nome porque sua mãe defendia os ideais feministas de Simone de Beauvoir (1098-1986). Já a cabelereira Teresa (Cynthia Falabella), uma mulher simples e de poucos recursos, recebeu da mãe religiosa o nome da santa Teresa D´Avila (1515-1582), pois acreditava que assim a filha teria uma vida abençoada.

Em comum, essas mulheres têm o amor pelo mesmo homem: Hugo. Simone o conheceu primeiro. Um ano depois, Teresa começa o relacionamento mesmo sabendo da existência de Simone. Uma semana antes do casamento, Simone descobre Teresa.

No dia da cerimônia, Simone vai ao salão de Teresa para se arrumar, numa clara tentativa de provocação. Porém, uma chuva torrencial desaba sobre a cidade e as impede de sair do local. Presas, passam a limpo suas histórias num jogo onde não se sabe ao certo o que é ou não dito. Obstinada a conhecer essa mulher e desvendar mentiras e mistérios, Simone tenta manter a compostura fingindo não saber de nada.

“A cidade está sendo destruída pela chuva, mas parece que nada daquilo importa. O que interessa para elas é só aquele momento, o que estão vivendo. É como uma metáfora, uma certa apatia com relação a tudo que está acontecendo. A gente fica tão focado nos problemas, com as nossas coisas, que acaba não se preocupando com o que está ao nosso redor”, fala Franz Keppler.

A narrativa mescla lirismo e suspense, trazendo textos, pensamentos e referências às obras de Simone de Beauvoir e de Teresa D´Avila que contribuem para que o público reflita sobre a mulher e o seu papel na sociedade.

Foi durante as conversas com a equipe da peça que surgiram menções à filósofa francesa e ícone do feminismo. Em suas pesquisas, Franz Keppler se deparou com o conto "A Mullher Desiludida", que retrata a esposa que aceita o marido ter uma amante para não perder o seu amor. “Essa referência à Simone de Beauvoir traz uma busca pela libertação e ao mesmo tempo eu pretendia trazer uma oposição a esse personagem feminista. Portanto, achei interessante e simbólico colocar essa mulher que tem nome de santa por sua mãe achar que assim teria uma vida mais abençoada”.

Para o diretor Rafael Primot, a peça trata questões de relacionamentos humanos e de como as pessoas se comportam quando estão numa relação. “O diferencial é que a gente trabalha no campo do real, do que se diz socialmente, e daquilo que as pessoas pensam ou gostariam de dizer e não têm coragem. Minha função é dar voz a esse texto e asas para imaginação das atrizes, para juntos, criarmos e potencializarmos o que o texto propõe”, explica Primot.

Simone por Natalia Gonsales
“Simone, uma mulher contemporânea, empresária, herdeira dos negócios do pai. Profissionalmente é muito determinada, divide o tempo entre o trabalho e a relação amorosa. Mesmo interessada pelos escritos da filósofa Simone de Beauvoir, valoriza os laços matrimoniais, sendo assim, capaz de suportar tudo para não perder o homem que ama”.

Teresa por Cynthia Falabella
“A Teresa é uma mulher forte e trabalhadora. Solitária. Tem um salão de beleza em sua própria casa. É uma ótima profissional. Foi criada vendo sua mãe trabalhando e seu pai foi embora cedo de casa. Ela tem um namorado secreto, um amante, pois o Hugo é comprometido com outra pessoa. Ela aceita essa situação, mas num dia de chuva, ou melhor, tempestade, ela recebe a visita de Simone”.

Ficha Técnica
Autor: Franz Keppler. Direção: Rafael Primot. Assistente de Direção: Guilherme Mazzei. Elenco: Cynthia Falabella e Natalia Gonsales. Participação: Guilherme Mazzei. Trilha Sonora: Marcelo Pelegrini. Luz e Cenário: Marisa Bentivegna. Assistente de Cenografia: Amanda Vieira. Cenotécnico: Cezar Resende. Figurino: Camila Amadei. Operador de Som: Caio Nogueira. Operador de Luz: Aldrey Hibbeln. Contra Regra: Paulo Travassos.Direção de Produção: Marco Griesi. Produção Executiva: Fernando Azevedo. Realização: Tua Produções.

Serviço:
"Chuva Não. Tempestade!"Estreia dia 11 de maio, quarta-feira, às 21h, no Teatro Eva Herz.
Temporada: quartas e quintas-feiras, às 21h, até 30 de junho.
Dia 26 de maio (feriado Corpus Christi), sessão às 18h.
Ingressos: R$ 50.
Duração: 70 minutos.
Classificação indicativa: 12 anos.
Capacidade: 168 lugares (quatro lugares para cadeirantes).

Teatro Eva Herz – Livraria Cultura, Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2.073 - Bela Vista.
Bilheteria: terça a sábado, das 14h às 21h; domingo, das 12h às 19h.
Informações: (11) 3170-4059.
Vendas: Ingresso Rápido.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.