segunda-feira, 23 de maio de 2016

.: "Diários da Presidência", o segundo volume do livro de FHC

Os bastidores da emenda da reeleição, crises internacionais e pressões especulativas contra a moeda brasileira, indecisões de fundo quanto à política cambial, a morte de dois fiéis escudeiros, supostos “escândalos” e chantagens.

Neste volume de seus diários (1997-1998), Fernando Henrique Cardoso registra alguns dos maiores desafios - tanto políticos quanto macroeconômicos - de seus anos no poder e transmite ao leitor a sensação palpável do áspero cotidiano presidencial. Em meio à tenaz batalha para a implementação de reformas modernizadoras, tendo por aliados setores arcaicos do país ante a impossibilidade de acordo com a esquerda tradicional, o então presidente encontra tempo para reflexões premonitórias sobre o jogo de forças da política brasileira. Leitura indispensável para a compreensão do país hoje.



Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro em 1931. Foi presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2003. Sociólogo graduado na Universidade de São Paulo, afirmou-se desde o final dos anos 1960 como um dos mais influentes intelectuais latino-americanos. A partir de sua carreira acadêmica e intelectual, teve importante papel na luta pela redemocratização do Brasil.

Foi senador por São Paulo e participou da fundação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em 1988. Foi ainda ministro das Relações Exteriores e da Fazenda no governo Itamar Franco. Ex-professor catedrático de Ciência Política e atual professor emérito da Universidade de São Paulo, foi diretor associado de Estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e professor visitante no Collège de France e na Universidade de Paris-Nanterre. Ocupou a cátedra Simón Bolívar na Universidade de Cambridge e ensinou nas universidades Stanford e de Berkeley. Foi ainda nomeado Membro dos Conselhos Consultivos do Institute for Advanced Study, Princeton, e da Fundação Rockefeller, Nova York. É autor de diversos livros.


Assista o evento de lançamento do primeiro livro da série:

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.