terça-feira, 3 de maio de 2016

.: Gibiteca: Lançamento de livro de Batman e Superman no cinema

Gibiteca recebe lançamento de livro sobre Batman e Superman no cinema e bate-papo com autor. Obra do jornalista André Azenha acompanha desde as primeiras aparições dos heróis nas telonas dos anos 40


Em 24 de março, os dois maiores heróis do planeta se encontraram pela primeira vez no cinema. “Batman V. Superman: A Origem da Justiça” reúne o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço, introduzindo a Liga da Justiça nas telonas. Ambos os personagens já passaram dos 75 anos de existência e têm sido retratados de diferentes formas desde os anos 40, quando surgiram as primeiras séries nas matinês cinematográficas dos EUA. Quase não havia televisão e esse tipo de programa era um dos mais famosos na época. Fã de Batman e Superman desde pequeno, o jornalista e crítico de cinema André Azenha decidiu contar essas histórias em um livro produzido de forma independente.

Neste sábado, dia 7 de maio, a partir das 18h, a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes receberá Azenha para um bate-papo e sessão de autógrafos da obra. O encontro é gratuito. Quem tiver interesse em adquirir o livro desembolsa R$ 30 pelo exemplar.

“Histórias: Batman e Superman no Cinema” é um resgate dessas trajetórias e conduz o leitor a uma viagem no tempo. Mesclando jornalismo e crítica, o autor criou um presente de fã para fã e para quem pretende se iniciar pela história dessas duas figuras tão emblemáticas da cultura pop a partir do século XX. Com 106 páginas e linda ilustração da capa desenhada pelo artista plástico Waldemar Lopes, o trabalho prepara o terreno do espectador/leitor para o tão aguardado encontro nas telonas.

Motivação: “A série animada de Superman dos anos 40 feita pelos irmãos Fleischer estava à frente de seu tempo e serviria de referência para tantos estúdios desde então. Se ‘Star Wars’ é considerado o precursor dos filmes que chegam ao mercado junto a uma série de itens dos mais variados, numa campanha visceral de marketing organizado, o Batman de 1966 rendeu aos fãs toda uma memorabilia, ainda que os itens fossem comercializados por empresas diferentes e que necessariamente não possuíam direito de imagem dos personagens. ‘Superman – O Filme’ trouxe efeitos visuais inovadores para a indústria cinematográfica. 

“Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) transcendeu as histórias em quadrinhos e, em meio à onda 3D, teve cenas rodadas em Imax, pois o diretor Christopher Nolan queria que o espectador tivesse a melhor das imagens. Feitos mais do que dignos para personagens oriundos de uma arte que tantas vezes foi encarada com preconceito por parte de ‘intelectuais’ e marginalizada nos anos 50, período em que foi publicado o livro ‘Seduction of the Innocent’, do alemão Fredric Wertham, que levou políticos a criarem uma campanha contra os quadrinhos e o Comics Code Authority”, explica André Azenha.

“A ideia foi relatar, com uma linguagem acessível e ao mesmo tempo aprofundada, a trajetória desses dois mitos no cinema. Aqui não entram séries nem os longas de animação produzidos para o mercado de home vídeo realizados com enorme competência pela Warner. Mas cabe tudo o que foi produzido e lançado nas salas de projeção”, ressalta o autor.


Livro: Memórias - Batman e Superman no Cinema
Autor: André Azenha
Ilustração da capa: Waldemar Lopes. 
Foto da contracapa: Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha
Revisão: Adriana Martins
106 páginas

Serviço: 
Lançamento do livro Histórias: Batman e Superman no Cinema + bate-papo com o autor André Azenha
Sábado, 7 de maio, 18h
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes – Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Posto 5, Boqueirão, Santos.

Maiores informações:
www.facebook.com/andreazenha01
www.cinezencultural.com.br 
www.facebook.com/cinezen 
www.facebook.com/batmanesupermannocinema/


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.