quinta-feira, 26 de maio de 2016

.: Por que precisamos falar de finanças com as crianças?

Em meio à turbulência econômica que assola o país é comum acompanharmos notícias que relacionam o dinheiro sob diferentes aspectos: do poder de compra e a questão do crescente endividamento dos brasileiros às diferentes formas de poupar e ganhar recursos extras. A importância da administração das finanças é indiscutível em qualquer situação e, diante do cenário econômico, as discussões do tema estão ganhando cada vez mais destaque, principalmente dentro das salas de aula. 

Pensando nisso, Cássia D’Aquino acaba de lançar o livro "Dinheiro Compra Tudo? Educação Financeira para Crianças", lançada pela Moderna. A educadora, que é autora do best-seller infantil "Ganhei um Dinheirinho: o Que Eu Posso Fazer Com Ele?", da mesma editora, aborda os recursos monetários sob diferentes perspectivas, sempre buscando mostrar ao leitor que, independente da idade, é fundamental saber administrar as próprias finanças.  

A escritora introduz conceitos de orçamento e planejamento financeiro com uma linguagem simples e divertida que promete ajudar as crianças no entendimento do assunto. Em formato almanaque, o título traz ainda curiosidades sobre as mais diversas moedas do mundo, fatos históricos e até anedotas e ditados populares sobre o dinheiro.

Diante do bombardeio de propagandas e novos produtos, Cássia também convida os leitores para uma reflexão: será que aquilo que queremos é aquilo que realmente precisamos? Com isso, discute-se a diferença entre consumidor e consumista e também a questão do consumo consciente, considerando elementos do cotidiano das crianças, como brinquedos, roupas e livros, e também de recursos naturais. 

"Dinheiro Compra Tudo? Educação Financeira para Crianças" dialoga não somente com a questão do dinheiro em si como também da sabedoria de escolha e é um excelente material de apoio didático a ser trabalhado tanto em sala de aula como também pelos pais que desejam trabalhar o tema sustentabilidade financeira com seus filhos.

Sobre a autora
Cássia D'Aquino é educadora com especialização em educação infantil. Bacharel em História com pós-graduação em Ciências Políticas, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Autora de artigos e livros sobre educação financeira, desde 1995 é criadora e coordenadora do Programa de Educação Financeira em inúmeras escolas do país. Atua como palestrante em Congressos de Educação e Encontros de pais no Brasil e exterior. É assessora de diversas instituições públicas e privadas para criação e desenvolvimento de programas de largo alcance.

Sobre a Moderna
A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.