quinta-feira, 16 de junho de 2016

.: A assessoria de imprensa da TV Globo e a recusa a um site cultural


Por Helder Miranda
Em maio de 2016

Se você trata o outro com dignidade, é isso o que você recebe de volta. Mas se você trata com descrédito, ou menosprezo, o que se pode receber de volta é um relato. E em tempos em que a disputa pela audiência é feita ponto a ponto, chega a ser inacreditável o posicionamento de uma emissora em relação a um site cultural. 

E, ao que tudo indica, mesmo em tempos em que a internet está tirando preciosos pontos de audiência, a assessoria de imprensa da Rede Globo de Televisão pode se dar ao luxo de fazer esse tipo de coisa sem, ao menos, dar uma resposta. Não é questão de ensinar ninguém a trabalhar, mas o que se aprende em um trabalho de assessor de imprensa é que quanto mais divulgação... melhor. 

Há muito tempo, venho tentando cadastrar o Resenhando.com no mailling de imprensa da TV Globo. A resposta sempre foi negativa, tendo em vista que o site recebe notícias de praticamente todas as emissoras brasileiras abertas - SBT, Bandeirantes, Record, Rede TV!, Gazeta, TV Cultura e nas assessorias de emissoras de TV fechada da própria Globo, como Multishow, Viva e GNT e até na Globo Filmes. No entanto, sempre que tento cadastrar o site da Globo, sempre há uma recusa, em uma espécie de incoerência sem justificativas.

Primeiramente, pensei que o problema era por cadastrar um e-mail pessoal nas tentativas anteriores. Mudei de estratégia e, desta vez, cadastrei o do próprio site - pauta@resenhando.com e, mais uma vez, sem nenhuma surpresa, o acesso foi negado, embora sempre tenha, em nossas dez reportagens diárias, bem mais de três dedicadas à televisão. Como das outras vezes, após o cadastro, recebi a informação de que a aceitação ou a recusa seria de 72 horas, mas, no entanto, a resposta chegou em um final de semana, após checar todos os dias se havia a tal resposta, telefonando para a emissora e gerando um protocolo (porque a assessoria não atende e, para chegar a ela é preciso um protocolo)...  vi que o cadastro, depois de 18 dias, foi excluído. A impressão que passa é que a assessoria de imprensa da emissora faz tudo aleatoriamente, sem qualquer tipo de avaliação. Por que não querem divulgar em um portal que quer fazer isso? Ou, a eles, só servem veículos com mais audiência?

O Resenhando.com é um portal de 12 anos que cobre televisão, cultura e entretenimento. A dúvida que fica é a respeito de qual o critério utilizado para recusar ou aceitar sites dispostos a divulgá-la? Nesses tempos, é válido se dar a esse luxo, escolher em que veículo as notícias da emissora irão ser veiculadas e simplesmente não querer, embora seja um veículo sério? Enviei um e-mail neste sentido, questionando, mais uma vez a assessoria e, novamente, quem está por trás da emissora limitou-se a não responder.

Ao que tudo indica, os jornalistas que têm a função de divulgar a Rede Globo não precisam, mesmo, da imprensa para divulgar as notícias de sua programação. E eu realmente acredito nisso, já que ela ainda é a emissora número um no país. Mas, como essa postura, e em tempos de Netflix, por quanto tempo? Seria menosprezo pela audiência da internet, será que apenas os veículos grandes têm atenção dos divulgadores dessa emissora ou o Resenhando.com fez algo que o desabonasse e a emissora não queira ser vinculada nele? Pode ser que voltem atrás, ou, quem sabe, demorem mais tempo, ou peçam para os outros canais ligados à rede parem de enviar seus releases para não parecerem tão incoerentes. Afinal, são eles que decidem que público deve, ou não, ler os releases que eles entregam.

Sobre o autor
Helder Miranda é editor do site Resenhando.com há 12 anos. É formado em Comunicação Social - Jornalismo e licenciado em Letras pela UniSantos-Universidade Católica de Santos, e pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP. Atuou como repórter em vários veículos de comunicação. Lançou, aos 17 anos, o livro independente de poemas "Fuga", que teve duas tiragens esgotadas.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.