segunda-feira, 13 de junho de 2016

.: E-book sobre Florestan Fernandes pode ser baixado gratuitamente

Florestan Fernandes foi um dos maiores intelectuais e sociólogos brasileiros.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou o livro "O Intelectual Florestan Fernandes e seus Diálogos Intelectuais", no formato de e-book, organizado pela professora Vera Alves Cepêda, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade, e Thiago Mazucato, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp.

A obra surgiu de uma parceria entre o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar e o Grupo de Pesquisa Ideias, Intelectuais e Instituições (CNPq/UFSCar). O e-book nasceu da ideia de apresentar a exposição "As Personalidades Presentes no Acervo de Florestan Fernandes" realizada pelo DeCORE em agosto de 2015, na qual fora exibida uma pequena amostra de livros autografados para Florestan Fernandes, presentes em sua biblioteca pessoal, que se encontra preservada e disposta na íntegra no próprio DeCORE, com a mesma disposição como fora deixada por ele. Florestan Fernandes (1920/1995) foi um dos maiores intelectuais e sociólogos brasileiros.

O livro contribui para a difusão do Fundo Florestan Fernandes, acervo pessoal do sociólogo que se encontra na UFSCar na sede do DeCORE, bem como para as reflexões e pesquisas que se debruçam sobre a obra e o pensamento dele. Para melhor contextualizar os diálogos entre Florestan e outros intelectuais, o grupo de pesquisa colaborou, através de um de seus pesquisadores, com um texto sobre os “diálogos intelectuais” de Florestan Fernandes, com ênfase especial para as reflexões e estudos de Florestan sobre a obra de Karl Marx e Karl Mannheim. O e-book está disponibilizado para download no site da BCo: http://www.bco.ufscar.br/imgcomum/arquivos-do-blog-leitura/livro-o-intelectual-ff.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.