domingo, 19 de junho de 2016

.: No aniversário de Chico Buarque, a biografia do compositor

Vida e obra de um dos grandes mestres da MPB são retratadas no livro, que traz também pinturas, desenhos, partituras e fotos de sua família e dos lugares onde viveu.

Músico, dramaturgo, escritor e um dos maiores nomes da música popular brasileira, Francisco Buarque de Hollanda completará 72 anos neste domingo, 19 de junho. Nascido no Rio de Janeiro, em 1944, o compositor começou sua trajetória profissional fazendo canções líricas, e, posteriormente, na época da ditatura militar, protestou contra à falta de liberdade no país. Ameaçado pelo regime, autoexilou-se na Itália em 1969, período em que compôs as canções "Apesar de Você" e "Cálice", proibidas pela censura brasileira.

Na fase de redemocratização, Chico tornou-se cronista da vida brasileira e denunciou, em suas composições, aspectos sociais, econômicos e culturais do país, como os menores abandonados, as prostitutas, os amantes, o tempo, as cidades, as crianças, entre outros.

Ao longo da sua carreira, foi parceiro de composição e intérprete de grandes sucessos dos maiores artistas da MPB, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho, Milton Nascimento, Ruy Guerra e Caetano Veloso. Em 1965, Chico musicou o poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, para a montagem da peça teatral de mesmo nome que é sucesso até hoje. Entre suas premiações estão: Troféu Imprensa, Prêmio Jabuti, Grammy Latino e Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Em comemoração ao aniversário do cantor, a Editora Moderna sugere o livro "Chico Buarque", escrito por Angela Braga-Torres e parte integrante da coleção "Mestres da Música no Brasil". No título, os leitores poderão conferir a vida e obra desse grande músico brasileiro. Artista da palavra, Chico transita praticamente por todos os temas, fazendo com que cada leitor, à sua maneira, identifique-se, de alguma forma, com suas composições, sempre atuais.

O livro, assim como todos dessa coleção, apresenta pinturas, desenhos, partituras, fotos de família e dos lugares onde o compositor viveu. As biografias apresentadas são recheadas de fatos históricos e costumes de época. Nelas, a regressão no tempo sempre se reporta a uma reflexão sobre o presente. Neste sentido, as obras da Coleção Mestres da Música no Brasil envolvem o leitor, ao estabelecer vínculos com suas experiências. Fazem parte da coleção biografias de grandes compositores que inovaram a linguagem musical brasileira e lutaram pela construção de uma identidade artística nacional: Cartola, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso, Adoniram Barbosa, Pixinguinha e Luiz Gonzaga.

Sobre a autora
Angela Braga nasceu em São Paulo, em 25 de dezembro de 1962. É formada em Educação Artística com Licenciatura em desenho pela FMU/FAAM, e especialista em arte-educação pela ECA - USP. Estudou também Arquitetura de Interiores na Escola  Panamericana de Artes - SP. Angela trabalha no Colégio Mário de Andrade desde 1988, lecionando artes para as crianças do Ensino Fundamental.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.