sexta-feira, 15 de julho de 2016

.: "Liberdade, Liberdade": moderna, novela de época elimina antigo tabu


Por André Araújo
Em julho de 2016


“Liberdade, Liberdade”. Para quem tem acompanhado, como eu, sabe que a novela começou insossa, bem morna mesmo. Diálogos enxutos, mas com frases feitas, como se tivessem sido retiradas de livros de História do ensino fundamental (será que estou certo??). Ok. Isso chegou a aumentar o meu sono, afinal, o horário é ingrato (risos). 

Mas passei água na cara e decidi que acompanharia do começo ao fim a trama que Márcia Prates elaborou, mas que (não sei por quê!) acabou indo parar nas mãos de Mário Teixeira, autor também muito competente. E, a partir do terceiro capítulo (não entendo mesmo nada de TV!), eu  me dei conta de que estava assistindo a uma novela maravilhosa, dessas de fazer o sono ir para bem longe, mesmo que fosse exibida às três horas da madrugada! Isso mesmo! Para mim, o show começou do terceiro capítulo em diante! Um primor de novela, sim, em todos os aspectos, sobretudo no que diz respeito à maturidade de alguns atores/atrizes, que têm se superado.

Letícia Sabatella é um exemplo, mas o Mateus Solano tem sido, até agora, o grande nome do elenco.  Ator de rara inteligência emocional, Mateus Solano acertou em cheio por dar essa pausa de quase três anos após o epílogo de “Amor à Vida”. Sua personagem Félix, a famosa "bicha má" da televisão em 2013, ficou mesmo para trás, ao contrário de Adriana Esteves em “Babilônia”, vilã chatinha e sem carisma, que volta e meia recebia o “santo” da Carminha de “Avenida Brasil”, acreditando que ainda estava atuando na novela do Tufão! KKKKKKKKKKKK!! Um erro gravíssimo! (Ainda hoje eu acredito que quem a convenceu a aceitar tal papel queria mesmo era detoná-la! E conseguiu).

Mas voltando à novela das 23h, com o passar dos capítulos, eis uma personagem que foi (com certeza de propósito!) crescendo: o fidalgo “André”,(Caio Blat), que tem interpretado seu homossexual reprimido de forma magistral, dosando na medida certa sua atração, paixão e amor pelo “Coronel Tolentino" (Ricardo Pereira) sem aquele “quê” de caras e bocas se o ator não tivesse talento. Perfeito! Caio Blat é mesmo um dos melhores atores de sua geração! E como era previsto, um acabaria nos braços do outro (risos). 

E a Rede Globo jogou seu tabu pro alto mais uma vez e resolveu acompanhar o que se vê nas telinhas de alguns canais de alto nível por alguns países afora. Desta vez, não foi apenas um “selinho gay”, não, como se viu em “Amor à Vida”... a cena entre o fidalgo André e o Coronel Tolentino foi quente. E digna de aplausos!

Claro que antes de a cena ir ao ar, houve todo um rebuliço nas redes sociais e muitos religiosos “profetizaram” que Satanás entraria na casa de todos aqueles que assistissem ao tal capítulo!... Pois é!... Na minha casa, não entrou não. E, pelo jeito, agora as personagens gays vão estar em todos os folhetins, e com direito a beijos, amassos e o que mais desejarem. Quem não quiser ver, só não assistir, ou excluir o canal da emissora na sua TV. Existe essa opção!

Na época em que se passa “Liberdade, Liberdade”, sexo entre homens era mesmo muito imoral, ”coisa do Demo". Mais do que isso: era caso de morte, mas existia. E, de lá para cá, essa “liberdade” sexual tem gerado polêmica... Queiram ou não, gostem ou não, aceitem ou não, essa verdade está aí. Louvável a maturidade da televisão, admirável o respeito de muitos telespectadores pela liberdade do autor em escrever a cena e mais ainda maturidade da emissora por gravá-la e exibi-la.

Cercada de bochichos nas redes sociais, esse tititi em torno do assunto só aumentou o interesse de alguns em resolver dar uma espiadinha. Daí a grande audiência! E “vamo que vamo”. Ainda faltam muitos capítulos pela frente!


***

André Araújo é um apaixonado por novelas. Tanto que ele escreve algumas por aí e publica pela internet, arrebatando fãs e distribuindo inspiração. Da cabeça dele já saíram grandes personagens. Entre as novelas virtuais, é autor de "Uma Vez Na Vida! e "Flor de Cera", que será lançada em breve e tem até grupo no Facebook - neste link.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.