quinta-feira, 7 de julho de 2016

.: "PC Siqueira Está Morto", diz livro do jornalista Alexandre Matias

PC Siqueira, o primeiro youtuber brasileiro de influência no mundo de vlogs, lança seu primeiro livro, "PC Siqueira Está Morto". A obra é uma ficção com dose de realidade e uma biografia com pitada de fantasia, polêmica, ficção científica e humor negro. Escrito pelo jornalista Alexandre Matias, será lançado oficialmente no dia 30 de junho pela Editora Suma de Letras. O evento de lançamento acontece no dia 7 de julho às 19h na Livraria Cultura da Paulista, em São Paulo.

O youtuber de 30 anos de idade, é conhecido na internet pelos seus vídeos polêmicos em seu canal “MasPoxaVida”, que soma hoje mais de 2 milhões de inscritos e mais de 208 milhões de visualizações, e o “PC no PC” da Rede Snack. Sem medo de se posicionar, ele aborda temas atuais e gera discussões sobre diversos assuntos, incluindo política, sexo, comportamento e drogas. Porém, o livro não fala sobre seus vídeos. Tem uma série de questionamentos em relação ao que as pessoas vivem hoje na era digital, sobre o quanto do conteúdo que se publica na internet diz quem é você de fato.

Cada capítulo é uma história com narrativas diferentes da qual o PC é o personagem principal. “Eu não quero fazer só mais um livro sobre youtuber falando dos meus vídeos ou coisas do gênero, eu quero buscar também leitores que não conheçam o trabalho que faço no YouTube. No livro, sou um personagem de uma ficção, mas em alguns momentos a obra é autobiográfica, só não fica claro onde. Só quem realmente me conhece, sabe e se reconhece nele”, comenta ele.

Este também é o primeiro livro de Alexandre Matias, jornalista na área de cultura e tecnologia, dono do site Trabalho Sujo (http://trabalhosujo.com.br/) há 20 anos. Para ele seu maior desafio foi escrever um livro que não fosse apenas sobre o que o youtuber é. “Ele é o pioneiro nisso, mas o livro não é sobre isso, fala sobre a nossa vida digital hoje, não apenas a do PC. É um livro que questiona o que é ser um youtuber nessa época em que todos querem ser youtubers”, diz o autor. 

O livro também é um experimento de linguagem e mistura diferentes narrativas - histórias em quadrinhos, roteiro de cinema, conversas via whatsapp, e-mails, videoconferências etc. - e gêneros - conspiração, ficção científica, horror, fantasia, paranoia, aventura. 

O título do livro chama a atenção para a narrativa e para a reinvenção de PC Siqueira como pessoa na vida real. A obra é considerada um ato simbólico de renovação em sua nova fase. “O cabeludo de seis anos atrás que só usava camisa xadrez, morreu. Deixei de ser uma pessoa frágil e triste. Apesar de ser uma ficção, é um livro muito honesto”, explica PC, que está em plena reinvenção de sua personalidade online.

Sobre PC Siqueira
PC Siqueira é um dos Youtubers mais influentes do Brasil. Com mais de 2 milhões de inscritos e mais de 205 milhões de visualizações o “MasPoxaVida”, canal idealizado por ele, está no ar há mais de seis anos. Recentemente, assinou com a rede Snack de canais no Youtube para estrear a playlist “Pc no PC’, uma releitura do programa que apresentava na MTV - “PC na TV”. Também criou um canal culinário ao lado de Otávio Albuquerque, o “Rolê Gourmet”. Atualmente, também comanda o programa de humor "Caravana no Ar", transmitido pelo canal TBS, ao lado de Juliano Enrico.

Sobre Alexandre Matias
Alexandre Matias, 40, cobre cultura, comportamento, ciência e tecnologia desde que começou a trabalhar no jornalismo, em 1994. A partir do ano seguinte, criou a coluna "Trabalho Sujo" que em 1999 migrou para a internet. 

Nestes 20 anos, também atuou como editor do caderno "C" no jornal Correio Popular de Campinas, editor-executivo da Editora Conrad (onde editou a revista "Play", pioneira na cobertura de cultura digital no Brasil), editor-chefe do projeto "Trama Universitário" (quando lançou a versão em português do livro "Cultura Livre", de Lawrence Lessig), editor do caderno "Link" do jornal O Estado de S. Paulo e diretor de redação da revista "Galileu". 

Além disso, ele teve passagens em TV’s e rádios. Atualmente, colabora com a Folha de S.Paulo, possui um blog de cultura pop no UOL, uma coluna sobre música brasileira na revista "Caros Amigos" e coordena o curso semestral "O Ecossistema da Música", no "Espaço Cult", em São Paulo. Matias também atua como tradutor, conferencista e curador.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.