sexta-feira, 22 de julho de 2016

.: Steven Tyler lança CD solo explorando a música folk

Por Luiz Gomes Otero
Em julho de 2016

Depois de vários anos atuando como vocalista e frontman da banda "Aerosmith", Steven Tyler decidiu alçar um voo solo. 

O seu primeiro CD autoral chama-se "We’re All Somebody From Somewhere" e foi coproduzido por ele mesmo em parceria com o experiente T-Bone Burnett, que conhece como ninguém o universo do folk e da música country, juntamente com outros nomes conhecidos do meio mainstream, como Dann Huff, Jaren Johnston e Marti Frederiksen.


O disco tem sonoridade inspirada na música folk com predominância de instrumentos acústicos, bem ao gosto de T-Bone Burnett. Mas está longe de ser um disco de música caipira dos Estados Unidos. Tyler incorporou esses elementos ao tipo de rock e de canções de cunho pop que gosta de compor. O resultado ficou interessante.


Em entrevista à revista "Rolling Stone", Tyler disse que Nashville, a cidade onde gravou as canções, possui um clima mágico. Na verdade, o namoro dele com Nashville vem sendo divulgado publicamente há mais de um ano, em paralelo com o trabalho com o "Aerosmith".

Quanto ao disco, há momentos de puro lirismo, como a canção "Red, White & You", que é bem próxima do que ele faz com o "Aerosmith", além de boas versões para "Piece Of My Heart" (do repertório de Janis Joplin e de Dusty Springfield) e de "Janie’s Got A Gun" (do "Aerosmith", em uma releitura mais acústica e sombria). "Hold On" segue a linha mainstream que Tyler conhece como ninguém. Isso fica mais evidente ainda na faixa que dá nome ao disco.


A faixa "Love Is Your Name" mergulha o ouvinte fundo na sonoridade country, com os instrumentos típicos desse estilo, como banjo, no arranjo. 

Entretanto, a interpretação de Tyler sempre nos remete a uma canção do "Aerosmith". Na verdade, a mescla ficou interessante e muito bem produzida. Foi uma aposta certa do vocalista, que vale a pena conferir. Ainda mais se você for fã do "Aerosmith".


Vale lembrar que Tyler estará este ano no Brasil para a turnê com o "Aerosmith", que acontece em outubro em São Paulo, Porto Alegre e Recife. 

Ou seja, em tese, esse projeto solo não atrapalha o seu trabalho com a banda. Pelo menos por enquanto.




"Love Is Your Name"


"Red, White & You"


"We’re All Somebody From Somewhere"

Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy SantosLérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.