terça-feira, 16 de agosto de 2016

.: Depoimento de Elke Maravilha é tema de vídeos no Canal do Itaú


A modelo e atriz nascida em São Petesburgo, em 1945, que morreu na madrugada desta terça-feira, 16 de agosto, no Rio de Janeiro, participou diversas vezes de projetos registrados em três vídeos publicados no site do instituto; um deles é a sua conversa com a jornalista Hildegard Angel, filha de Zuzu, gravada durante a "Ocupação Zuzu Angel", realizada no Itaú Cultural em 2014, tem duas horas de duração durante as quais elas falam, da ditadura militar, da prisão de Stuart Angel, da própria Elke, da moda e do ambiente artístico no final dos 60 e início dos 70

Elke Maravilha foi uma das artistas convidadas a participar de "Em Torno de Zuzu – Encontros Sobre Moda, Criação e Política", que, em 2014, reuniu no Itaú Cultural personalidades da classe artística, estilistas e pesquisadores. O tema foi a obra de Zuzu Angel, então homenageada no instituto com uma "Ocupação" em seu nome, e também sobre seus próprios trabalhos. Com o seu jeito despojado e extrovertido, a atriz e modelo preferida de Zuzu, conversou durante duas horas com a jornalista Hildegard Angel, filha da estilista, e a pesquisadora e jornalista da área da moda Cristiane Mesquita. 

As suas lembranças, expostas na conversa, perpassaram por esta amizade, pela ditadura militar, quando foi presa pelo regime em vigor, por amigos e a classe artística da época.  Este bate-papo e outros dois vídeos em que ela fala sobre Carlos Drummond de Andrade e sobre seus pensamentos sobre os homens, estão no CANAL do Itaú Cultural em http://www.itaucultural.org.br/explore/canal/detalhe/elke-maravilha-a-sagrada-e-profana/. O link também encaminha para a revista "Continuum", produzida pelo instituto, da qual foi capa e pousou no ensaio fotográfico “com que roupa eu vou?”.

No vídeo "Obra Revelada", apresentado pelo escritor e professor de História da Arte e da Cultura Jorge Colio, Elke fala de seu poeta preferido, Carlos Drummond de Andrade. A proposta dessa série é abrir espaços para pessoas de profissão, formação e perfil diferentes entre si apresentarem uma obra de arte de maneira pessoal e afetiva.

O assunto de Elke Maravilha são os homens no vídeo "Guerrilha" – programa de TV do Itaú Cultural criado para discutir ação, cultura e cidadania, com apresentação de Anelis Assumpção, veiculado também pela TV Cultura. Neste, ao lado dela participam Raquel Rodrigues Coimbra e Sudaca.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.