segunda-feira, 8 de agosto de 2016

.: Documentário "Índios Somos Nós", inédito, na TV Brasil


O documentário “Índios Somos Nós”, produção da TV Brasil, será atração nesta terça-feira, às 19h, no canal. O filme foi realizado durante a primeira edição dos "Jogos Mundiais dos Povos Indígenas", na cidade de Palmas e revela a realidade de alguns povos que vivem no Brasil, a partir da perspectiva dos próprios indígenas, retratando o que mudou nas suas culturas e tradições ao longo dos anos, bem como essa população pensa os não-indígenas.

A denominação “índio” surgiu com a chegada dos europeus às Américas, que, por pensarem que haviam aportado nas Índias, acabaram por chamar a região, inicialmente, de Índias Ocidentais. A expressão generalista acabou denominando de forma superficial grupos humanos tão distintos entre si. 

O título do filme remete o telespectador a um questionamento sobre o uso pejorativo da palavra índio, que muitas vezes faz referência àquilo que é ultrapassado e sem civilidade, passando a ser um contraponto ao que é revelado nas entrevistas que integram o documentário. Mas, afinal, quem é o ”índio”?

Na época da chegada dos colonizadores ao Brasil, estima-se que mais de mil povos já ocupavam as terras que viriam a formar o território brasileiro e como não se sabe de onde essa população veio, ela hoje é classificada como “nativa” ou “originária”. Hoje, esses povos são minoria. De acordo com o Censo 2010 (IBGE), eles somam atualmente 896.917 indivíduos no Brasil, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

Mesmo restando tão poucos povos originários espalhados em lugares remotos de um país continental como o Brasil e vivendo tão distantes entre si, os povos indígenas têm em comum o fato de se identificarem com uma coletividade e também de estarem inseridos em uma estrutura social maior com a qual não se identificam integralmente, mas convivem muito bem. E é a partir de conflitos e construções dessas relações que eles lançam seus olhares e dão lições de respeito às outras culturas.

Serviço
Documentário "Índios Somos Nós"
Quando: terça-feira, 9 de agosto de 2016, às 19h.
Onde: na TV Brasil e no Portal da EBC,com extras

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.