quarta-feira, 31 de agosto de 2016

.: Exposição "Transurbanidades", de C. Finócchio, na AF Santos

Desde 2009, Carlos Eduardo Finochio, ou simplesmente C. Finócchio (como assina seus quadros), mantém suas atividades voltadas para a pintura em seu ateliê, Arte na Roça, em São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira. 

O artista, radicado em Santos, iniciou sua arte em 1975. Para essa exposição de obras em acrílico sobre tela, é possível perceber a mais recente fase de sua pintura, visitando o universo urbano e suas conexões com a realidade e leitura pessoal do autor. Quadros que apresentam elementos que partem do mono ao policromático. Não ficam de fora, nesta coleção, as referências ao mundo rural que cercam seu local de trabalho na serra. 

Certa tradução, pictórica, entre o público e o privado com inspiração na linguagem cubista e nas cores "fauvistas", onde o gestual marca o forte grafismo através das pinceladas livres e da estética figurativa (muitas vezes quase abstrata). O registro de elementos da arquitetura, da flora carregada de verde e a vibração de tons quentes em diálogo com o negro e gama azuis, são resultados da estética registrada na tela a partir da arquitetura e paisagens da cidade de Santos, de imaginários espaços metropolitanos com certa atmosfera melódica. É nesse contexto que aparece o bar como um espaço de abrigo das divagações criativas, ao mesmo tempo aglutinador e, por outro lado, divulgador de produtos de tramas, conjunturas, trocas, confidências e inventividades inspiradas. 

A exposição intitulada “Transurbanidades” passa por registros de tudo aquilo que transgride, transcende, transpassa, transita e transforma a cidade. Uma leitura da urbes, feita pelo artista com suas paixões, aflições, caminhos e descaminhos. Em 2005, expôs seus quadros na Galeria Renoir da Aliança Francesa de Santos, onde retorna com essa nova fase, a convite da diretora da  escola. 

A exposição “Transurbanidades” poderá ser vista de 17 a 30 de setembro, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h,  sexta-feira e sábado, das 9h às 12h e das 14h30 às 18h. Dia 16 de setembro acontecerá o vernissage. A Aliança Francesa fica na  rua Rio Grande do Norte, 98. Informações pelo telefone (13) 3237-2403 ou pelo site www.afsantos.com.br

Um pouco mais sobre o artista
Arquiteto, professor universitário, mestre em História Social, atuando como professor de História na Universidade Metropolitana de Santos – Unimes e Universidade Católica de Santos – UniSantos, onde ministra aulas de História da Arte, História do Brasil, História Antiga, Arqueologia e História e Linguagens. Pintor catalogado no Artes Plásticas Brasil, de Júlio Louzada. Como artista plástico, participou de salões, mostras, várias exposições individuais e coletivas no Brasil. 

No exterior, teve destaque na mostra Brasil-Holanda, em Rotterdam, e na exposição de obras brasileiras de Amsterdam. Nos anos 1970 – 1980, frequentou ateliês de vários artistas da cidade de Santos como o de Romeo de Graça, seu primeiro professor, Omar Pelegatta e José Manoel de Souza Neto. Proferiu palestras, comunicações e participou de seminários, congressos e encontros de História, Literatura, Artes e Cultura em várias regiões do Brasil. Ilustrou livro de poesias e tem seu trabalho de pintura como capa de livro do poeta, roteirista e historiador Victor Leonardi. Atualmente, divide seu trabalho com aulas em Santos e a pintura em ateliê particular na cidade de São Francisco Xavier (SP), na Serra da Mantiqueira, quase divisa com Minas Gerais.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.