quarta-feira, 3 de agosto de 2016

.: Memorial da Resistência exibe “Narrativa de um Guerrilheiro”

Memorial da Resistência exibe documentário “Narrativa de um Guerrilheiro” sobre a vida do professor Roberto Espinosa. Programação do Sábado Resistente acontece no dia 13 de agosto, às 14h, com entrada gratuita, e terá participação do diretor Paulo Sérgio Silva e do protagonista do filme, Antonio Roberto Espinosa.

O Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza mais uma edição do "Sábado Resistente", projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontece no dia 13 de agosto, às 14h00, com exibição do documentário “Narrativa de um Guerrilheiro”, de Paulo Sérgio Silva, seguido de debate com sua presença e de Roberto Espinosa.

O documentário narra a trajetória de Antonio Roberto Espinosa, registrando sua participação na resistência e na luta armada contra a ditadura militar nos anos 1960 e 1970. Espinosa participou de duas organizações clandestinas: a VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares). Pertenciam à direção Carlos Lamarca, Cláudio Ribeiro, Juares Guimarães de Brito, Maria do Carmo Brito, Antonio Roberto Espinosa, Carlos Alberto Soares de Freitas e Carlos Franklin Paixão de Araújo.

O longa traz também documentos e depoimentos dos personagens que viveram esse período e participaram de diversas ações ao lado de Espinosa, como o roubo do "cofre do Adhemar", contendo pouco mais de 2,5 milhões de dólares, em espécie, realizada em 18 de julho de 1969. Além dos quatro anos em que Espinosa ficou preso e torturado no Dops (Departamento de Ordem Política e Social).

Programação
14h:
Boas vindas – Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo)

14h15: Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h20: exibição do filme “Narrativas de um Guerrilheiro” (Paulo Sérgio Silva, BRA, 2016, 83 min.)
15h40: debate
- Antonio Roberto Espinosa (protagonista do filme e ex-guerrilheiro da VPR e da VAR-Palmares)
- Paulo Sérgio Silva (diretor do documentário)

Serviço
Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada gratuita
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.