terça-feira, 16 de agosto de 2016

.: "Mônica - Força", título do "Graphic MSP", será lançado na "Bienal"

O 12º título do selo "Graphic MSP" – projeto em que quadrinistas convidados reinterpretam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa, em seus próprios estilos – traz como figura central da trama a personagem principal do quadrinho nacional. "Mônica – Força" foi escrita e desenhada por Bianca Pinheiro, e a autora que dá um viés inusitado à garotinha mais forte do Limoeiro, mostrando que ela também pode se sentir vulnerável.

O lançamento será um dos destaques da 24ª Bienal Internacional do Livro, que acontece em São Paulo, com sessão de autógrafos marcada para dia 3 de setembro, às 15h, no estande da PANINI. A publicação tem 80 páginas e chega em duas versões: capa dura, com preço sugerido de R$ 34, e brochura em capa cartão, por R$ 23.

Sempre que é preciso, Mônica usa sua força para resolver os problemas. Agora, terá que enfrentar o maior deles. E não poderá ser na base da coelhada. Nesta "Graphic MSP", a destemida protagonista vai encarar o grande desafio de sua vida, numa história tão dolorida quanto emocionante.

Os extras da edição são uma diversão à parte, pois complementam a experiência e enchem os olhos. São esboços da história, com a reprodução de páginas do caderninho em que a autora iniciou a criação do argumento e diagramação das páginas, além de ensaios para a definição do visual dos personagens e da paleta de cores. O processo de trabalho da Bianca é demonstrado nas cinco etapas – esboço inicial da página, com balões e o texto demarcado; arte-final, feita toda de forma digital; aplicação das cores; trabalho de sombreamento - para dar mais volume ao desenho -; e a versão final, já com balões e textos definitivos. Uma galeria de imagens também retrata o processo de criação da capa.

Como nas outras publicações do selo, o volume se encerra com uma matéria sobre a criação da Mônica, há mais de 50 anos, e as primeiras aparições de seus pais, Seu Sousa e Dona Luísa, e do Monicão, personagens que ganham destaque na trama desta "Graphic MSP", além da biografia da autora, Bianca Pinheiro.

O texto da quarta capa da edição é assinado pela escritora, jornalista e pesquisadora Flávia Gasi, que observa: “Mônica é conhecida por ser uma personagem forte, em mais de um significado da palavra, da potência física à coragem. Mas um problema que não pode ser resolvido com robustez faz com que ela passeie pelo outro lado da mesma moeda: a fragilidade”. E completa: “Para criar tal história, entra em cena Bianca Pinheiro, perspicaz, doce e forte, que traz um zelo bonito à trajetória da Mônica, e lhe adiciona camadas de afeto. Força evidencia a clássica personagem de Mauricio de Sousa como uma tela de muitas cores. Uma graphic novel que celebra a força e as nuances de cada um de nós”.

Publicado pela PANINI desde seu lançamento, há quatro anos, o selo "Graphic MSP" já se tornou referência no segmento, reunindo o melhor do traço nacional em HQs produzidas pelos mais diversos artistas e estilos.

"Graphic MSP"
É uma linha de publicações que derivou do projeto "MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas", que começou em 2009, para comemorar o cinquentenário de carreira do criador da Turma da Mônica. O sucesso de público e crítica foi tamanho, que vieram mais dois livros: "MSP + 50 – Mauricio de Sousa por Mais 50 Artistas" (2010) e "MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Novos Artistas" (2011).

Como ficou claro que os personagens de Mauricio de Sousa permitiam voos ainda mais ousados, surgiu o projeto "Graphic MSP". A primeira foi "Astronauta - Magnetar", de Danilo Beyruth, lançada em outubro de 2012. Na história, o personagem criado por Mauricio de Sousa ganha uma releitura ousada, em que fica “náufrago” no espaço e luta não apenas pela sua sanidade mental, mas principalmente pela vida.

A segunda, que saiu em junho de 2013, foi "Turma da Mônica - Laços", de Vitor e Lu Cafaggi. Na trama, o Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desaparece, deixando o garoto deprimido. É quando Cascão, Mônica e Magali decidem encontrar o cão. Juntos, eles vivem uma aventura em que superarão diversos perigos graças à amizade que os une.

Depois, vieram "Chico Bento - Pavor Espaciar", do Gustavo Duarte, um álbum de humor, com direito ao menino caipira ser abduzido por alienígenas; "Piteco - Ingá", do Shiko, uma aventura com direito a raptos, perseguições, mulheres em perigo, lutas, resgate e amor. "Bidu - Caminhos", uma releitura do primeiro encontro do Franjinha com seu cão azul; "Astronauta - Singularidade", continuação de Magnetar, em que o herói espacial vai investigar um buraco negro e se envolve num grande ardil espacial; "Penadinho - Vida", na qual a Alminha vai reencarnar e o fantasminha precisa criar coragem para, finalmente, dizer que ela é o amor da sua... morte; "Turma da Mônica - Lições", a aguardada sequência de "Laços", na qual Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão precisam lidar com as duras consequências de um erro que cometeram; "Turma da Mata - Muralha", uma trama repleta de intriga política e aventura em que a "Turma da Mata" e o reino de Leonino estão de lados opostos e um confronto é inevitável; "Louco - Fuga", trama estrelada por Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, o Louco, que corre dos guardiões do silêncio, enquanto viaja pelas histórias para libertar um pássaro; e "Papa-Capim - Noite Branca", primeira trama de terror do selo, em que uma ameaça sobrenatural pode significar o fim de todos os membros da aldeia do então jovem índio.

Todas foram sucesso de público e crítica e, em 2013, "Astronauta - Magnetar" foi publicado, pela Panini, em quatro países da Europa: Itália, França, Espanha e Alemanha. 

Ficha Técnica
"Mônica – Força", de Bianca Pinheiro
Graphic novel do selo "Graphic MSP"
Formato: 19 x 27,5 cm
80 páginas
Lombada quadrada
Papel: couché
Lançamento: a partir de 26 de agosto, na Bienal do Livro de São Paulo, e 31 de agosto, nas livrarias
Distribuição: nacional

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.