quarta-feira, 3 de agosto de 2016

.: Projeto “Você É o Que Lê” chega a São Paulo

Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá discutem o cenário atual da literatura na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e do Shopping Iguatemi, assim como na comunidade do Campo Limpo.

O Projeto “Você É o Que Lê” consiste em um bate-papo sobre o mundo da leitura como espelho do mundo contemporâneo com três autores e representantes da atual cena literária, jornalística, artística e cultural brasileira: Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá. 

O trio participará de três edições em São Paulo em agosto, começando pela Livraria Cultura do Conjunto Nacional no dia 9, com mediação de Sarah Oliveira. O segundo evento, organizado em parceria com a Cooperifa, acontecerá em 16 de agosto no teatro do Centro Educacional Unificado Casa Blanca (CEU), no bairro de Campo Limpo, e incluirá a doação de 1.500 cópias dos últimos títulos dos três autores. O último encontro será na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, no dia 30.

A ideia do projeto é atrair leitores fiéis e futuros leitores para uma abordagem da literatura como diversão. Sempre em tom informal, os autores dão depoimentos sobre a influência dos livros em suas vidas, da infância até a construção dos últimos títulos. O trio analisa os impactos dos novos formatos de leitura – como a troca de mensagens, ou o uso de redes sociais – na formação da sociedade contemporânea, com discussões sobre a sociedade, política e educação. Para os três, o que importa é o encantamento por boas histórias.



“Tornar a literatura muito séria prejudica muito o livro no Brasil, como uma coisa obrigatória, solene, ligada a grandes chatices. E o que projetos como este têm de bom é roubar a solenidade da literatura, mostrar que podemos falar do prazer de ler sem mesóclise, por exemplo. A literatura pode ir para o bar, a literatura pode ir para qualquer lugar”, opina Xico Sá. 

Na estreia em Salvador, o trio lotou o Teatro Eva Herz da Livraria Cultura no Salvador Shopping – feito que repetiram em Brasília e na Flip, onde Marcelo Rubens Paiva atuou como mediador, com presenças ilustres na plateia como Ruy Castro e Adriana Calcanhotto. As próximas edições nacionais do evento já incluem Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sempre na Livraria Cultura de cada cidade. Depois, o trio explora as fronteiras da língua portuguesa em Portugal (Lisboa e Porto), Angola e Moçambique, seguindo pelas Américas na Argentina, Chile e Colômbia, até Nova York. Após cada encontro, são vendidos obras dos três autores em uma sessão de autógrafos.

“Você É o Que Lê” em São Paulo

Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Realização: terça-feira, 9 de agosto, às 19h
Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073 – Bela Vista, São Paulo/SP)
Entrada franca.

Centro Educacional Unificado Casa Blanca (CEU)
Realização: terça-feira, 16 de agosto, às 16h
Local: Centro Educacional Unificado Casa Blanca (CEU) (R. João Damasceno, 85 – Campo Limpo, São Paulo/SP)
Entrada franca.

Livraria Cultura  – Shopping Iguatemi
Realização: terça-feira, 30 de agosto, às 19h
Local: Livraria da Vila – Shopping Iguatemi (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - Jardim Paulistano, São Paulo/SP)
Entrada franca.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.