sábado, 24 de setembro de 2016

.: Maurício Adinolfi apresenta "Projeto Calado" em Santos

Maurício Adinolfi apresenta instalação no Gonzaga e filmes no Sesc Santos, Cine Arte Posto 4 e MIS Santos. O "Projeto Calado" do Cais trata da relação humana com o mar e discute intervenções urbanas realizadas no processo de expansão do porto. 

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Sesc-Santos, Cine Arte Posto 4 e o Museu da Imagem e do Som Santos apresentam, até 16 de outubro o projeto "Calado do Cais", do artista Maurício Adinolfi. 


O projeto, que consiste em uma instalação artística e uma série de curtas-metragens, tem como eixo central dois barcos de madeira tradicionais da cultura caiçara. As embarcações são retrabalhadas pelo artista e instaladas (semi-enterradas) na areia do Gonzaga, em frente a  Praça das Bandeiras. A instalação  parte  da reflexão sobre o resíduo das intervenções urbanas e naturais, contrapondo poeticamente barcos tradicionais de madeira que relutam em existir à expansão portuária e à escala das grandes embarcações que adentram o porto de Santos, discutindo o processo de urbanização, a diminuição do espaço de areia da praia e a disputa entre cidade e mar.

Ainda refletindo sobre a memória, a tradição, a história da cidade e sua relação com o porto e o mar, o artista lança o curta-metragem "Macuco" (20 min.) e exibe  os "Vídeos Calado do Cais", uma série de mini-documentários. "Macuco" é um vídeo experimental que trata da relação humana com o mar. Filmado no litoral da Baixada Santista, entre barcas, catraias e navios, tem como protagonistas: um homem e uma mulher, um túnel, a chuva e o oceano. 


A estreia do filme acontece nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, às 21h, seguida de conversa com o artista, no Cine Arte Posto 4. No dia 28, o Museu da Imagem e do Som de Santos faz uma exibição especial do filme, às 20h. Após um hiato de duas semanas, a obra volta a ser exibida em 11 de outubro, com sessões às 16h; 16h30; 17h; e 17h30, no Cine Arte Posto 4. 

A mostra de vídeos do projeto Calados do Cais  é  exibida no Sesc Santos em televisores espalhados pela unidade. Os vídeos reúnem mini-documentários, vídeos de performance e curtas que apresentam diferentes trabalhos do artista Maurício Adinolfi, nos quais o mar está sempre presente. Em 5 de outubro, às 19h30, o Sesc sedia uma conversa aberta ao público entre o artista e o curador Josué Mattos. A fala é seguida de apresentação do curta-metragem "Macuco". Este  projeto foi selecionado através do ProAC 2015. 

Serviço:
Instalação: "Calado do Cais"
Artista: Maurício Adinolfi
Período expositivo: até 16 de outubro de 2016
Local: Gonzaga, em frente a Praça das Bandeiras. 

Exposições dos "Vídeos Calados do Cais"
Artista: Maurício Adinolfi
Período expositivo: até 16 de outubro de 2016

Conversa com Maurício Adinolfi e Josué Mattos: 5 de outubro, às 19h30
Local: Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136
Telefone: (13) 3278-9800 
Terça a sexta-feira, das 13h às 22h. Sábados e domingos, das 10h às 19h. 
www.sescsp.org.br

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.