quinta-feira, 27 de outubro de 2016

.: 1x5: "O Exorcista" dá pausa e deixa público com provocações

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2016



CONTÉM SPOILERS!



Muita calma nesse momento tão delicado e perturbador para quem acompanha a série "O Exorcista", ainda mais que após a exibição do quinto episódio, "Through my most grievous fault", haverá uma pausa de duas semanas para o próximo. Também pudera, após digerir cada informação simplesmente confirmada ao longo do último episódio, é preciso de tempo mesmo. Embora as revelações não sejam somente protagonizadas por Angela (Geena Davis) e Padre Tomas (Alfonso Herrera), já em cinco minutos de série o olhar de Henry (Alan Ruck) para a esposa entrega muito do que será acontecerá. 

Assim, qualquer um fica em polvorosa, pois as cenas de Henry e Angela são de arrepiar de tão provocantes. Entretanto, é o exorcismo tão esperado que deixa qualquer um sem fala e de queixo totalmente caído. O estado de Casey (Hannah Kasulka) durante todo o processo é deprimente. O rostinho angelical sumiu por completo e uma força descomunal a assume. Medo!!

Embora a atitude impensada e típica de adolescente de Kat, a irmã mais velha, seja a geradora de uma dor de cabeça, é possível entender o "descontrole" da jovem. Para ela está claro que ter a lei ao lado e não mais ver a irmãzinha sofrendo é a melhor saída. A juventude sempre bate na falta de experiência! Claro que tudo sai do jeito mais contrário possível, seja para os pais, padres e a própria Casey. Como a jovem sofre com o coisa ruim! Peninha!!

A fragilidade de Angela diante de lembranças do passado, como por exemplo, fotos de família, deixam visíveis a necessidade da personagem em se apegar ao que representa a perfeição. Até porque as fotos são, quase sempre, registros de momentos felizes, não é? Enquanto ela se engana, a família se despedaça ainda mais. E como diz Kat: "Quando as pessoas ficam obcecadas com o passado, é porque elas têm medo do futuro".

Por outro lado, a pulguinha atrás da orelha pula muito mais quando Henry quer saber se Angela acredita em Deus. Qual é a resposta? Ela foge pela tangente de todas as formas e nada diz a respeito. Diante da evasiva, Henry faz uma nova pergunta: Você já mentiu para mim? Angela desconversa mais uma vez! No entanto, esse não é o melhor caminho. As respostas encontram Henry! 


No entanto, nesse episódio não é somente Angela quem tem a máscara arremessada ao chão, padre Tomas segue no mesmo barquinho. Afinal, o que ele realmente quer na vida? Ser padre ou viver com Jéssica? A tentação é mais forte que um humano que não ama, de fato, a escolha de vida. Nesse jogo, até Padre Marcus "reencontra" a mãe e ouve terríveis verdades. Que dó!

Enfim, as referências ao filme de 1974 que originou toda a trama da série é utilizada diversas vezes, principalmente, o cartaz. Como não reconhecer a emblemática luminária diante de uma casa similar toda no escuro? E a chegada de Chris MacNeil, completa ainda mais o resgate do poster do filme, o que é de arrepiar. Agora, só nos resta esperar 2 semanas. Amém!


Seriado: The Exorcist
Temporada: 1
Episódio: 5 - "Through my most grievous fault"
Exibido em: 21 de outubro de 2016, EUA.
Elenco: Alfonso Herrera (Padre Tomas Ortega), Ben Daniels (Padre Marcus Lang), Hannah Kasulka (Casey Rance), Brianne Howey (Katherine Rance), Alan Ruck (Henry Rance), Geena Davis (Angela Rance)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.