sexta-feira, 14 de outubro de 2016

.: "De Férias Com o Ex Brasil": sexo, machismo e preconceito na estreia


Por Helder Miranda
Em outubro de 2016

CONTÉM SPOILERS 

Ousado, politicamente incorreto, divertido, polêmico e bagaceira, "De Férias com o Ex - Brasil" mostrou a que veio logo no primeiro episódio. Com o mesmo narrador das edições gringas dubladas (e boa parte da graça do programa está naquela voz que descreve as "desventuras" de participantes que exalam testosterona e progesterona por todos os poros em seus corpos sarados) é promessa de entretenimento puro às 22 horas das próximas quintas-feiras, na MTV. Mas chama atenção não haver nenhum negro entre os participantes, em um país tão miscigenado quanto o Brasil.


O programa é tudo o que um reality-show deveria ser e, ao mesmo tempo, não ser. "Deveria ser", e é, porque é anárquico e, ao mesmo tempo, mostra homens e mulheres dispostos a fazer o que tiverem vontade com o próprio corpo, principalmente sexo. Mas, ao mesmo tempo, "não deveria ser", e é, porque ultrapassa muitos limites do que se vê na televisão "metida a moderninha" mas, no fundo, bem conservadora. Mas quem, em sã consciência, liga para a "sagrada família" quando assiste esse tipo de programa que joga no lixo qualquer manifestação de moralidade? 

O que se busca em "De Férias com o Ex Brasil" é, além de muita putaria escancarada e sem meio termo, dar boas risadas com os comentários sem filtro que os participantes fazem entre si. Tão indomáveis, mas, mesmo assim, controlados o tempo todo por um aparato tecnológico, já que estão à mercê de um divertido "Tablet do Terror" que, ao melhor estilo "reizinho mandou, fazer o quê?" dita as regras e ordena o que os participantes devem fazer e, diretamente, interfere nos rumos dos acontecimentos.

Entre os comentários crus, que podem chocar os desavisados, está o da bailarina Michelle Alveia que, obedecendo ao "Tablet do Terror", levou o modelo Iure Meirelles para o quarto reservado. Entrou na banheira com ele, ficou de conchinha mas, sabendo que uma das companheiras de confinamento estava interessada no rapaz, não quis beijá-lo... No entanto, no dia seguinte, embora não quisesse o beijo, ela revelou que pegou no pênis dele e disparou que nunca havia visto uma "piroca tão grossa". Mas o programa é, também, sobre os "barracos" e, como nas edições estrangeiras é permitido agressão física, pode-se esperar tudo.

O modelo Iure, além de ter sido comentado de maneira indiscreta por Michelle, também se destacou pelos desentendimentos com a estudante de moda Anna Clara Maia. Tudo porque, com objetivo de preparar algum drinque, ele estava picotando gelo na pia, que pegou no rosto dela, que estava bem ao lado. Num mundo civilizado, ele pediria desculpas e ela, que não estava fazendo nada, sairia do lado dele para deixá-lo terminar o serviço. 

Mas, em se tratando do "De Férias com o Ex"... ficaram discutindo. Acredito que ele não teria se inflamado tanto se o oponente na discussão fosse um homem. Nas imagens, o que se vê é um rapaz descontrolado e machista querendo partir para cima de uma mulher e impor à força quem está com a razão. Depois, quando parece que tudo se encaminha para uma espécie de trégua, em outro ambiente, ele se exalta novamente e chama a moça de "mongolóide", um termo pejorativo ainda utilizado para pessoas portadoras de síndrome de down


Essa referência não cabe nesse mundo politicamente correto, mas nunca deveria ter sido inserida em um programa com tamanha visibilidade. Pior para Iure, que se prejudicou ao depreciar alguém utilizando-se dos próprios preconceitos e, num embate em que ficou claramente desestabilizado. Mas o politicamente correto não é, nem nunca foi e será, o forte do "De Férias com o Ex".

Entre os destaques, além de Michelle, a queridinha das redes sociais no primeiro episódio, Iure e Anna, também brilhou o veterano André Coelho, com um bigodinho para lá de cafona, que já causou muito no "Are You The One Brasil" e até hoje, é uma promessa nunca cumprida de uma das edições anteriores do "Big Brother Brasil". Das mulheres, quem ofuscou as outras participantes foi Gabi Brandt, a ex-namorada de André que, com pinta de ser "famosinha" na internet, distribuiu charme, beleza, simpatia e empoderamento feminino. 

Escalada pelo "Tablet do Terror" para um passeio com o pagodeiro Gui Araújo, ela já trocou uvas de uma boca para outra com ele, e deixou a promoter Nathalia Andrade, com quem o músico já havia trocado carícias, a ver navios. "Perdeu a melhor foda da vida dele", vociferou a moça, trocada pela ex que saiu do mar.


Sobre o autor
Helder Miranda é editor do Resenhando.com há 12 anos. É formado em Comunicação Social - Jornalismo e licenciado em Letras pela UniSantos-Universidade Católica de Santos, e pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP. Atuou como repórter em vários veículos de comunicação. Lançou, aos 17 anos, o livro independente de poemas "Fuga", que teve duas tiragens esgotadas.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Amoooooo,de férias com ex e acho que deveria continuar sempre, divertido e gatos sarados, e nao e vulgar, espero que passe aos sábados pois as vezes não dá tempo de ver

    ResponderExcluir
  2. amo esse programa e acho q n deveria ter acabado .estou louca para ver a nova temporada, e encluzive com os mesmo participantes!

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.