sexta-feira, 28 de outubro de 2016

.: David Crosby e o lirismo de sempre em "Lighthouse"


Por Luiz Gomes Otero
Em outubro de 2016

De tempos em tempos, David Crosby presenteia seus fãs com lançamentos de sua carreira solo. "Lighthouse", divulgado recentemente, traz uma forte carga de emoção e lirismo nas suas canções autorais, sempre com a marca de um dos vocais harmônicos mais famosos do rock e do pop.

Para quem não se lembra, Crosby integrou o grupo The Byrds  nos anos 60 e, mais tarde, fundaria o quarteto Crosby, Stills, Nash & Young, que ajudou a projetá-lo ainda mais na história do rock. 

"Lighthouse" reúne canções tocadas em arranjos predominantemente acústicos. O violão, aliás, é um companheiro inseparável de Crosby desde os primórdios. Nas baladas, Crsoby se mostra um compositor e intérprete inspirado nas faixas "Things We Do for Love", "The Us Below", "By The Light Of Common Day" e "Look in Their Eyes". E mostra competência ao entrar de forma delicada no arranjo mais pop em "The City". Em todas as faixas o violão acústico está sempre em primeiro plano, evidenciando de onde veio a origem das canções.

Nas composições autorais, Crosby demonstra suas habituais influências, das quais se destaca mais Bob Dylan, que sempre norteou a sua carreira de uma certa forma. As canções revelam um compositor em uma fase madura, capaz de produzir algo que emociona o público. "Lighthouse" mostra um trabalho que está longe de ter um cunho saudosista. São canções que mostram Crosby por inteiro e cantando como sempre cantou: com competência.

"The City"

"Things We Do for Love"

"By The Light Of Common Day"




Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy SantosLérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.