sábado, 1 de outubro de 2016

.: Exposição "A Arte na Pele" conta a história da tatuagem no Brasil


Até 16 de outubro, o Memorial da América Latina apresenta a exposição “A Arte na Pele - Tatuagem”, no Espaço Gabriel García Márquez, anexo ao Pavilhão da Criatividade, que conta a história da milenar arte de pintura do corpo humano.  A entrada é gratuita, e a visitação é de terça a domingo, das 9h às 18h.

O objetivo da mostra é difundir a origem e a evolução da tatuagem, os usos e costumes dessa arte como expressão da linguagem universal que eterniza o sentimento de liberdade entre os homens. Nessa viagem pela história da tatuagem, o cenário é composto por peças, quadros e vídeos com imagens do São Paulo Tattoo Festival, evento que deu origem, em 2004, ao Museu Tattoo Brasil, organizador da exposição.

Entre as obras apresentadas estão as primeiras máquinas artesanais improvisadas com seringas de insulina, baterias de barbeador, cordas de violão, garfos e outros objetos usados nas penitenciárias. Também, réplicas de cabeças dos índios Maoris, que tatuavam seus rostos de acordo com a posição social. Os guerreiros Maoris quando entravam em guerra, cortavam a cabeça do inimigo e as colocavam em urnas sagradas. Esses objetos se tornaram cobiçados por colecionadores europeus.

Outro destaque são os quadros do dinamarquês Lucky Tattoo, um ex-marinheiro que chegou ao Brasil em 1959 e foi o precursor da tatuagem no país. Todo o material expositivo – inclusive as obras de Lucky – pertence ao acervo do Museu Tattoo Brasil, idealizado pelo tatuador profissional Elcio Séspede, mais conhecido como Polaco.  

Há 33 anos na atividade, Polaco criou o Museu com cerca de 500 peças de sua coleção pessoal e doações de outros tatuadores. Ele participa da exposição como curador. A cada final de semana, grandes nomes da tatuagem, homenageados pelo curador, estarão no local para que o público interaja e vivencie o ambiente de um estúdio.

Serviço
Exposição "A Arte na Pele - Tatuagem"
Data: até 16 de outubro
Visitações: de terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Espaço Gabriel García Márquez - Pavilhão da Criatividade
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - Memorial da América Latina
Entrada Gratuita
Classificação livre 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.