sábado, 15 de outubro de 2016

.: Jacob Collier, o homem banda - Por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em outubro de 2016

O músico britânico Jacob Collier é um daqueles talentos raros. Além de ser um multi-instrumentista e compositor, ele ainda consegue cantar em vários tipos de tons. Seu álbum de estreia, intitulado "In My Room", impressionou até mesmo o veterano produtor musical Quincy Jones, que fez questão de apadrinhar o músico estreante.

A sonoridade de "In My Room" oscila entre o jazz e a música pop. "Savior", por exemplo, tem toques soul, enquanto que a faixa que abre o disco, a animada "Woke Up Today", tem uma sonoridade ligada com o smooth jazz.

Os momentos mais intimistas são destaque nesse interessante trabalho musical de Collier. A faixa título do disco ("In My Room") é de uma delicadeza ímpar, assim como a balada "Hideway", que leva o ouvinte a viajar dentro da melodia singela e igualmente delicada. O mesmo tipo de análise vale para a faixa "In the Real Early Morning".

Há momentos de descontração, como a releitura do tema do desenho animado "Flinstones", com direito ao grito “iabadabadu” no meio dos acordes incrivelmente jazzísticos produzidos pelo arranjo.

Interessante observar que em entrevistas recentes ele cita a música brasileira como uma de suas referências. Diz conhecer até o grupo vocal "Boca Livre" e o músico Ivan Lins como talentos raros de nossa música.

Vale citar que Collier toca todos os instrumentos com virtuosismo. E canta todas as vozes que são ouvidas no disco. Daí o seu apelido de "homem banda", o cara que consegue levar sozinho o seu som de uma forma brilhante, sempre.

"Saviour"


 "Flinstones"


"Hideway"


 "In My Room"



Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy SantosLérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.