quinta-feira, 17 de novembro de 2016

.: Dica: Como conter efeitos do transtorno de déficit de atenção

Em “Sociedade Excitada”, Christoph Türcke alertou para a agitação e o senso de urgência que ditam o ritmo da sociedade contemporânea. Em seu novo livro, o filósofo parece apresentar justamente as consequências deste cenário. “Hiperativos!” aborda o transtorno do déficit de atenção, suas implicações nas relações sociais e os possíveis caminhos para uma vida mais concentrada e saudável.

O autor mostra a importância da atenção e da repetição no processo de estabelecimento das culturas humanas e resgata a formação dos costumes, vistos por ele como um fenômeno de legítima defesa de um sistema nervoso altamente sensível.  Desta forma, o homem primitivo teria criado os rituais para conter seus medos da natureza. Assim, teriam surgido os sacrifícios e depois ritos mais suaves, como orações e refeições.

Em seguida, Türcke analisa como a conduta humana foi alterada e acelerada com a chegada das máquinas e o advento da imagem, que para ele gera no espectador um contínuo impulso ao despertar. Ele observa o mesmo fenômeno nos materiais impressos: “Nas últimas duas décadas, todos os grandes jornais estão cada vez mais parecidos com as revistas ilustradas. Sem fotos grandes eles não podem mais concorrer. Toda a diagramação supõe que ninguém tem mais concentração e resistência suficientes para ler um texto da primeira à última página, linha por linha”, afirma.

O filósofo fala ainda sobre os efeitos do déficit de atenção nas crianças, que não conseguem se concentrar e nem persistir em atividades coletivas. E propõe, portanto, uma nova disciplina escolar, batizada provisoriamente de “estudo do ritual”. Para os alunos pequenos, ele explica, serviria como uma paciente e criteriosa prática de conduta que condensaria toda a matéria de aula em intervalos regulares de pequenos atos como apresentações e ensaios:

“Educadores e professores que praticam com muita paciência e calma ritmos e rituais comuns, que nesse percurso passam o tempo comum com as crianças que lhes são confiadas; que se recusam a adaptar a aula a padrões de entretenimento da televisão, com contínua troca de método; que reduzem o uso de computadores ao mínimo necessário; que ensaiam pequenas peças de teatro com as crianças, apresentam a elas um repertório de versos, rimas, provérbios, poemas, que são decorados, mas com ponderação e entendimento; que não se servem permanentemente de planilhas, mas fazem os alunos registrarem caprichosamente o essencial num caderno: eles são membros da resistência de hoje”, completa.

“Hiperativos!” é um livro para pais, professores, pedagogos, psicanalistas e para qualquer pessoa que lide direta ou indiretamente com o transtorno de déficit de atenção. Uma leitura fundamental para compreender e transcender os impactos das novas tecnologias da comunicação nas estruturas perceptivas do indivíduo.

Agenda do autor no Brasil

  • 19 de novembro - 9h - PUC-Minas, Poços de Caldas - Conferência: “Filosofia da Sensação”
  • 21 de novembro - 19h30 - Unifal, Alfenas - Conferência: “Filosofia da Sensação”
  • 23 de novembro - 10h30 - UFRJ-Campus da Ilha do Fundão- Conferência: “Crítica da Cultura do Déficit da Atenção”

Sobre o autor 
Christoph Türcke (1948, Hamelin/Alemanha) é professor emérito de filosofia na Faculdade de Artes Visuais de Leipzig. Foi professor visitante na UFRGS e na PUCRS. Colaborou para as revistas "Spiegel" e "Merkur". Em 2009, recebeu o Prêmio de Cultura Sigmund Freud, concedido a cada dois anos a não psicanalistas cujo trabalho ofereça uma nova luz sobre a importância da psicanálise. No Brasil, publicou “O louco: Nietzche, a mania da razão (1993) e Sociedade excitada (2010). Este é seu primeiro livro pela Paz & Terra.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.