terça-feira, 8 de novembro de 2016

.: Tudo sobre o 5º CulturalMente Santista


5º CulturalMente Santista acontece entre os dias 9 a 13 de novembro com shows, filmes, lançamento de livro, debates, exposição e oficinas formativas. Fórum Cultural de Santos chega a quinta edição refletindo diversidade, políticas públicas, memórias santistas e novos talentos.

A identidade cultural de uma região é essencial para o desenvolvimento da população local, sua relação no dia-a-dia e a evolução de cada um enquanto cidadão. O CulturalMente Santista – Fórum Cultural de Santos é um projeto itinerante surgido a partir do site www.culturalmentesantista.com.br e que visa contribuir com a formação de público para a produção artística da região, disseminar a discussão entre artistas, produtores culturais, junto à sociedade, buscando gerar um mapeamento dessa produção e o legado que pode ser deixado por ela. Bem como contribuir para a propagação de novos agentes e iniciativas culturais.

Em sua quinta edição, que ocorre de 9 a 13 de novembro com atividades no Sesc, Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat, Instituto Arte no Dique, Cinemateca de Santos e Shopping Pátio Iporanga, o projeto que integra o Calendário Oficial do município pela Lei 3.142, contará com cerca de 100 artistas e agentes culturais envolvidos direta e indiretamente.

Esse ano, o evento adota como temas: a “diversidade e as diferentes representatividades na cultura”, a “reflexão sobre políticas públicas”, as “memórias culturais”, o “olhar em relação à cidade” e a busca por “levar cultura e reflexão a crianças, jovens, adultos e idosos”.

A programação de apresentações artísticas, debates e oficinas formativas é completamente gratuita. Nas quatro edições anteriores, o fórum contou com as participações de mais de 200 profissionais ligados à cultura.

Abertura:
Na quarta-feira, 9 de novembro, 19h30, na Comedoria do Sesc Santos, o fórum tem início com o espetáculo “Viva a Música”. Antes, ocorrerão falas de representantes do evento, do Sesc e da Prefeitura de Santos.

O programa interpretado pela Orquestra de Metais da Marcial de Cubatão inclui canções que são sucessos mundiais como "Thriller", de Michael Jackson, "Hawai 5-0" (tema da série); e um conjunto de sucessos da cantora latinoamericana Gloria Stefan. Há, ainda, "Sir Duke" (Stevie Wonder), medley de sucessos da psicodélica banda Deep Purple e "Bohemian Rapsody", da Queen.

“Acreditamos na formação de público para a cultura. E que essa reflexão pode se dar de maneira prazerosa. Por isso escolhemos uma abertura que dialoga com o público de maneira ampla”, explica André Azenha, jornalista e idealizador do CulturalMente Santista.

Após a apresentação, o Maestro Alexandre Felipe Gomes participa de bate-papo sobre os trabalhos da Banda Marcial de Cubatão. A retirada gratuita de ingressos acontecerá no própria dia do concerto, a partir das 10h, na bilheteria do Sesc Santos.


Lançamento de livro
Natural de Santos, no litoral de São Paulo, Cláudia Lemes cresceu no Rio de Janeiro, na Califórnia (EUA) e no Cairo (Egito). Teve a oportunidade de conhecer dezenas de países em quatro continentes e foi essa vida cheia de aventuras a responsável por seu fascínio pela história, mente e comportamento humano.

A autora publicou pela Editora Empíreo, em 2015, seu primeiro romance policial: "Eu Vejo Kate – O Despertar de um Serial Killer". Sucesso imediato, o livro foi comentado em imprensa e sites nacionais. A obra agora está indo para uma nova tiragem. 


“Um Martíni com o Diabo” (editora Empíreo) traz o mundo da máfia italiana em uma Las Vegas da década de 80. Nele, Cláudia deixa de lado os assassinos em série, mas segue firme com a violência e crueldade tão marcantes dos romances policiais. 

Dessa vez ela conta a história de Charlie Walsh que para se vingar de seu pai, o mafioso Tony Conicci, infiltrar-se no restrito grupo de confiança da família Conicci. Mas esse desejo de vingança é posto à prova quando ele se vê seduzido por amizades, poder, drogas e dinheiro que a máfia oferece. Com o FBI em sua cola, e secretamente apaixonado pela enigmática esposa do pai, ele precisará decidir onde apostar sua lealdade.

Dona de uma escrita rápida, Cláudia possui uma característica que a destaca entre os novos escritores brasileiros: histórias transgressoras. Seus enredos possuem pontos de viradas que primam especialmente por quebrarem quaisquer expectativas dos leitores. Cláudia não tem medo de entregar uma história fora dos padrões tão amplamente usados por séries e filmes e, talvez por isso mesmo, tem conquistado uma legião de fãs.

Outra característica marcante nas obras da autora é a profunda pesquisa feita para cada história. De modos de assassinato, passando pelos detalhes do corpo humano, tipo de armas, formas de investigação, estudos da mente, dados estatísticos, tudo é checado diversas vezes à exaustão pela própria autora.

Mostra de Contadores de Histórias de Santos
Com curadoria de Camila Genaro, a 1ª Mostra de Contadores de Histórias de Santos acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, no Instituto Arte no Dique.

Na sexta, dia 11, 10h, no Arte no Dique, o CulturalMente Santista abre os ouvidos para as memórias individuais, de pessoas acima dos 70 anos, que estão ligadas historicamente às memórias coletivas da cidade de Santos.

Fatos que não estão nos jornais ou livros, mas sim nos olhares de quem viveu e passa seu conhecimento através da tradição oral. Está roda de Histórias conta com a mediação da contadora de histórias Camila Genaro, que após os relatos fará uma documentação em forma de áudio de todas as histórias recolhidas.

Domingo
Já dia 13, no Museu da Imagem e do Som de Santos, ocorre a "Mostra em Si", com dez contadores que serão selecionados e terão que apresentar contações com o tema “Balaios de Contos Caiçaras”. O regulamento está disponível para download em: http://culturalmentesantista.com.br/2016/10/regulamento-mostra-de-contadores-de-historias-de-santos/.

“Este é o terceiro ano que a contação de histórias está inserida na programação do Culturalmente Santista, e é uma  honra participar dessa construção. A cada ano fica melhor, mais amadurecido e dando mais visibilidade para os protagonistas da nossa cidade”, afirma Camila. Ela também fará uma apresentação de seu projeto “Lendas Santistas” no Shopping Pátio Iporanga, no sábado, dia 12, 16h.

Oficinas Formativas
O projeto este ano contará com cinco oficinas formativas. Quatro delas, com apoio do projeto Muito Prazer, Meu Nome é Hip Hop!, ocorrerão na Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat  nos dias 10 e 11 de novembro, com aulas das 9h às 12h e 14h às 17h. Grafite, com Fixxa e Colante; Discotecagem, com DJ Mamuth; Breake dance, com Julio Mad; e Rima, com Rodnei Nunes.


Já no Sesc, sábado e domingo, 12 e 13, a partir das 15h, na sala 32, ocorre oficina de microfilmes com o cineata Vébis Junior. Nela, os alunos aprenderão a fazer filmes via celular. O foco é retratar a cidade de Santos.

Vébis Junior é graduado em Radialismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e Mestre pelo Instituto de Artes da Unesp. Primeiro coordenador do curso de Produção em Áudio e Vídeo na ETEC Jornalista Roberto Marinho, professor de direção de cinema na Academia internacional de Cinema e Escola Livre de Cinema de Santo André, fotografia pelo Museu da Imagem e do Som de SP, fotografia e produção nos cursos de Comunicação Mercadológica, Publicidade e Propaganda e RTV da Universidade Metodista, além de operador técnico de estúdios de cinema e TV. Realiza trabalhos referentes à produção de filmes, clipes, vídeos publicitários, curtas e Longa-Metragem de Cinema. Escritor de textos relacionados a cinema em revistas virtuais e impressas. Foi assistente do diretor de cinema Carlos Reichenbach.


Homenagem ao Charlie Brown Jr.
No sábado, 12 de novembro, 20h30, na Praça de Alimentação do Pátio Iporanga, a banda Strada9Zero, formada por jovens músicos de Santos, fará um set especial em homenagem ao Charlie Brown Jr. e o rock santista dos anos 90. Integram a banda Glauber Albino (vocalista, percussionista, escaletista), Adriano Afonso (guitarrista, violonista, backing vocal), Felipe Bandeira (baixista) e Guilherme Herzog (baterista, backing vocal). No intervalo, vai rolar bate-papo sobre a importância do CBJr para o rock da região.

DebatesDois grandes debates ocorrerão na programação, ambos no Sesc. Quinta-feira, 10 de novembro, 16h, “A Cultura Para os Próximos Quatro Anos”, com secretários e representantes das cidades da Baixada Santista na área cultural. Já no domingo, 13 de novembro, mesmo horário, “Representatividade na Cultura Santista”, com representantes Mulher, Cultura Negra, LGBT e Deficientes físicos. Os convidados abordarão como se enxergam ou não representados nos eventos e obras artísticas realizados na região.

Sessão Comodoro
Não podia faltar cinema na programação. Sexta, 11 de novembro, 21h, na Cinemateca de Santos, tem Sessão Comodoro especial com curtas produzidos na Baixada e outras regiões do país, seguida de bate-papo com o cineasta Vébis Junior.

Festa
Para celebrar seu quinto ano, o CulturalMente Santista promove uma festa em paralelo à sua programação, na quinta, 10 de novembro, 22h30, no Torto MPBar, com show da banda Sidarta e discotecagens de Jaime e Raquel Pellegrini. O ingresso para a festa custa R$ 15 e poderá ser adquirido na porta do bar, no dia do evento.

A formação reúne pessoas das mais variadas origens e faixas etárias, inclusive “jovens” de mais de 70 anos. Suas apresentações tem chamado atenção pela base musical e vocal bem cuidada e, principalmente, pelas misturas inusitadas: de mantras indianos com rock e música sacra com ritmos brasileiros, só para citar alguns exemplos.

O 5º CulturalMente Santista é realizado pelo CineZen Cultural em parcerias com a Prefeitura Municipal de Santos, Sesc Santos e Shopping Pátio Iporanga. Tem apoios do “Muito Prazer, Meu Nome é Hip Hop!", Instituto Arte no Dique, Cinemateca de Santos, Instituto Dakpa, Shake Burger, Open House Idiomas. A idealização e a coordenação geral são do jornalista André Azenha. 

Programação
Quarta | 9 de novembro | 19h30 | abertura
Espetáculo "Viva a Música" com a Banda Marcial de Cubatão + bate-papo com o maestro Alexandre Felipe Gomes
Comedoria do Sesc Santos.

Quinta | 10 de novembro | 16h
Debate: "Cultura Para os Próximos Quatro Anos"
Sala 1 do Sesc Santos.

Quinta | 10 de novembro
Oficinas formativas de Hip Hop.
Sociedade Melhoramentos do Monte Serrat.
9h às 12h - Oficina de Grafite com Fixxa e Colante.
14n às 17n – Oficina de Break Dance com Julio Mad.

Quinta | 10 de novembro | 19h
Vernissage da exposição Primavera em Santos, do artista plástico Waldemar Lopes
Primeiro piso do Shopping Pátio Iporanga.

Quinta | 10 de novembro | 22h30
Festa CulturalMente Santista com banda Sidarta, convidados e DJs. 
Torto MPBar. 
Convites à venda na porta do local.

Sexta | 11 de novembro
Oficinas formativas de Hip Hop. 
Sociedade Melhoramentos do Monte Serrat.
9h às 12h - Oficina de DJ, com DJ Mamuth,
15h às 17h – Oficina de Rima, com Rodney Nunes. 

Sexta | 11 de novembro | 10h
"Histórias de Quem Tem História"
Registro de memórias de pessoas com mais de 70 anos. 
Mediação: Camila Genaro. 
Instituto Arte no Dique 

Sexta | 11 de novembro | 21h30
Maratona Sessão Comodoro 
Cinemateca de Santos

Sábado e domingo | 12 e 13 de novembro
Oficina de microfilmes feitos via celular em homenagem a Santos, com o cineasta Vébis Junior.
A partir das 15h.
Sesc Santos.

Sábado | 12 de novembro | 16h
Contação de Histórias e Lendas Santistas, com Camila Genaro e Rogério Vieira. 
Shopping Pátio Iporanga,

Sábado | 12 de novembro | 18h
Lançamento do livro Um Martini com o Diabo e bate-papo com a autora Claudia Lemes.
Sesc Santos.

Sábado | 12 de novembro | 20h30
Show/Homenagem e bate-papo: Charlie Brown Jr. e o rock santista anos 90, com a banda Strada9Zero.
Praça de Alimentação do Shopping Pátio Iporanga.

Domingo | 13 de novembro | 15h
1ª Mostra de Contadores de Histórias de Santos, com cinco narradores, que serão escolhidos por comissão. 
Museu da Imagem e do Som de Santos

Domingo | 13 de novembro | 16h
Debate - A Representatividade na Cultura Santista.
Sesc Santos.

Endereços: 
Cinemateca de Santos – Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande
Instituto Arte no Dique – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Gonzaga
Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
Shopping Pátio Iporanga – Av. Dona Ana Costa, 465, Gonzaga
Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat  Caminho Monsenhor Moreira, 3811 - Morro do Monte Serrat
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.