terça-feira, 20 de dezembro de 2016

.: Instituto Pró-Livro realiza 1ª edição do Prêmio IPL - Retratos da Leitura

“O Menino que Carregava Água na Peneira”, poema de Manuel de Barros, que faria 100 anos este ano, inspirou a jornalista, poeta, escritora e atriz Bianca Ramoneda, na abertura da 1ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que aconteceu ontem, dia 15, na Unibes Cultural, em São Paulo. 

Bianca foi a mestre de cerimônia do prêmio que reconheceu e homenageou organizações por suas práticas que estimulam a leitura. “O menino... viu que podia fazer peraltagens com as palavras....Foi capaz de interromper o voo de um pássaro botando ponto no final da frase. Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela... Até fez uma pedra dar flor”, leu ela com emoção. “Todos que trabalham com o livro carregam água na peneira, tentando fazer do Brasil, um país de leitores”, completou.

“O objetivo da premiação é promover e difundir experiências de cada instituição e empresas, para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil”, afirma Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro. “Tivemos o cuidado de escolher boas práticas em quatro diferentes categorias – Cadeia Produtiva, Organizações Sociais, Mídia e Bibliotecas Públicas”.

Se, em 2016 o IPL comemorou 10 anos, 2017 o Instituto já começa a todo o vapor. Durante o evento, convidados, premiados e representantes das entidades do livro puderam conhecer também um pouco mais sobre a Plataforma Pró-Livro, um espaço colaborativo onde será possível, além de receber as inscrições dos projetos para concorrer à 2ª edição do Prêmio, cadastrar, mapear, divulgar e conhecer estudos, pesquisas, programas e projetos de fomento à leitura e difusão/acesso ao livro, desenvolvidos em todo o Brasil pelo governo, universidades e sociedade civil. Ela também oferecerá ferramentas para promover o intercâmbio e troca de experiências e conhecimentos, por meio do uso de fóruns e integração com redes e mídias sociais. Foi ainda anunciado um novo estudo: o Retratos da Leitura nas Bibliotecas Escolares, cujo objetivo é orientar ações, identificando condições, infraestrutura, acervo e projetos das bibliotecas brasileiras, com o intuito de envolver mais os alunos no processo de ler.


Ganhadores e entidades do livro em entrega do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Conheça os vencedores da 1ª Edição do Prêmio:
Na categoria Cadeia Produtiva, os vencedores foram: Instituto Ecofuturo (mantenedora: Suzano Papel e Celulose) – Projeto Bibliotecas Comunitárias - Ler é Preciso; Skoob – Portal de compartilhamento sobre livros e leituras pelos leitores; Companhia das Letras (Editora Schwarcz) – Projeto Clubes de leitura com remição de pena.

Na categoria ONGs, os contemplados foram: Fundação Itaú Social - Programa Itaú Criança - Campanha “Leia para uma criança”; Associação Vaga Lume – Expedição Vaga Lume; ACEC – Associação Cultural Estudos Contemporâneos - Flupp - A Festa Literária das Periferias.

Na categoria Mídia, os vencedores foram: Revista Emília; Fundação Volkswagen - Plataforma do Letramento (coordenação técnica CENPEC); GloboNews Literatura.

Já na categoria Biblioteca, os ganhadores foram: Biblioteca Pública Estadual do Acre; Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude; Rede Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.