quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

.: MAM exibe documentário "Precisamos Falar do Assédio"

Nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, às 20h, o Museu de Arte Moderna de São Paulo exibe o documentário "Precisamos Falar do Assédio", da diretora Paula Sacchetta, seguido de debate com a participação da cineasta, que contará sobre o projeto do filme que surgiu através de movimentos nas mídias sociais digitais com o uso de hashtags como #meuprimeiroassédio, #amigosecreto e #agoraéquesãoelas, em que mulheres denunciam assédios e violências das quais foram vítimas. O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa para maiores de 14 anos.

Na Semana da Mulher de março deste ano, uma van-estúdio estacionou em diferentes locais das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro com objetivo de coletar depoimentos de mulheres vítimas de qualquer tipo de assédio. Ao todo, 140 decidiram falar, o que formou um conjunto de 12 horas de relatos de mulheres de 14 a 85 anos, de zonas nobres e periféricas. Para o filme, 26 desses depoimentos foram selecionados, formando o longa-metragem de 80 minutos.

Lançado em setembro deste ano no 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o documentário tornou-se um projeto vivo e transmídia, porque também foi criado o site com o mesmo nome, que está em expansão ao permitir que sejam postados novos depoimentos. A ideia é que ele possa ser estendido para outras cidades brasileiras ou até replicado para fora do Brasil reforçando o movimento feminista.

Bio
Paula Sacchetta é jornalista e documentarista. Ganhou o prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Reportagem. Também cobriu as primeiras eleições presidenciais egípcias no Cairo para a TV Folha, e dirigiu o documentário Verdade 12.528, sobre a Comissão Nacional da Verdade. Em 2014, lançou o curta documental Quanto mais presos, maior o lucro sobre a chegada das penitenciárias privadas ao Brasil, que foi premiado no 31º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

Ficha Técnica - "Precisamos Falar do Assédio" (2016)
Duração: 80 minutos
Direção: Paula Sacchetta
Produção: Carmem Maia e Gustavo Rosa de Moura
Direção de fotografia: Francisco Orlandi Neto
Câmera: Francisco Orlandi Neto e Bruno Horowicz
Direção de arte: André Bomfim
Design gráfico: Felipe Sabatini
Realização: Mirafilmes

Serviço
Exibição de documentário "Precisamos Falar do Assédio" + bate-papo
Data: quinta-feira, 8 de dezembro, às 20h
Local: Auditório do MAM
Entrada gratuita - retirar ingresso com meia-hora de antecedência
Classificação indicativa: 14 anos
Vagas: 180 - sujeito à lotação do espaço
Informações: 5085-1313
Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3)
Estacionamento no local (Zona Azul: R$ 5 por 2h)
Acesso para deficientes
Restaurante/café
Ar condicionado

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.