terça-feira, 24 de janeiro de 2017

.: TV Cultura: programação especial na Semana do Aniversário de SP

Para comemorar os 463 anos da cidade de São Paulo, celebrados nesta quarta-feira, 25 de janeiro, a TV Cultura leva ao ar uma programação especial. Na semana de aniversário, de 24 a 29 de janeiro, são exibidos documentários e programas que abordam histórias da terra da garoa, além de relembrar figuras marcantes da música local, como Itamar Assumpção e Adoniran Barbosa.

Na madrugada desta terça, dia 24, para quarta-feira, dia 25, à 00h30, será exibido o documentário "São Paulo, Histórias Comuns". A atração traz momentos que ilustram aspectos diferenciados da cidade por meio de antigas imagens capturadas, que hoje compõem um precioso acervo.

Ainda nesta quarta, dia 25, às 23h, a TV Cultura leva ao ar outro documentário histórico cultural "São Paulo: Retratos do Mundo" que, por meio da visão particular de pessoas comuns, conta a história de São Paulo, seu dia a dia, seu progresso desordenado, sua cultura, miscigenação, gastronomia, música, moda e mais. Estas visões particulares, de acordo com a profissão dos entrevistados, desvendam a cidade sob prismas específicos. Será possível conhecer a evolução física, geográfica e cultural da metrópole, sobretudo pelos contrastes que ela apresenta: riqueza e pobreza, beleza e feiura, consideradas pelo arquiteto Isay Weinfeld como seu principal atrativo: a feiura que a torna única. O programa é dividido em três módulos: "Beleza Escondida", "Solidões Ligadas" e "Desordem e Progresso".

Já na sexta-feira, dia 27, às 22h, a TV Cultura dá início a uma sequência de sete episódios da série "Histórias da História de São Paulo". Nela, é retratada a história do estado desde a descoberta do Brasil até os dias atuais, baseada no livro "Breve História do Estado de São Paulo", do historiador Marco Antonio Villa. Os episódios, que começam a ser exibidos nesta semana, passam a ir ao ar às sextas-feiras, às 22h.

Para o fim de semana, na madrugada da sexta-feira, dia 27, para o sábado, dia 28, às 3h, o "Repertório Popular" apresenta um show gravado em 1983. Na atração, Itamar Assumpção e sua Banda Isca de Polícia mostram músicas do primeiro disco do cantor, "Beleléu, Leléu, Eu", que explica bem porque Itamar é considerado o grande ícone da Vanguarda Independente Musical Paulistana. Na sequência, às 4h, começa a ser exibida a subsérie "Samba na Garoa", do programa "Samba na Gamboa", que conta com cinco episódios que serão levados ao ar a partir desta data: "Existe Amor em Sampa", "O Rock cai no Samba", "Samba de Periferia", "Samba de Madrinha para Afilhada" e "Samba Para a Nossa Alegria". Eles vão ao ar aos domingos, às 11h, com horário alternativo aos sábados, às 4h.


No sábado, dia 28, às 23h15, o "Cine Brasil" apresenta "A Nave: Uma Viagem com a Jazz Sinfônica de São Paulo". O longa-metragem inédito mostra cinco anos de gravações e de convívio com a orquestra mais original do Brasil e, talvez, do mundo. O filme apresenta 90 músicos em suas rotinas de trabalho com imagens e sons muito próximos e vibrantes, dentre eles o maestro Cyro Pereira. É um original e emocionado encontro entre o cinema e a música.


Na madrugada do sábado, dia 28, para o domingo, dia 29, à 1h15, o programa "Imagem do Som" apresenta um episódio com um grupo musical brasileiro que surgiu no ano de 1974 para revolucionar a música da cidade: o Grupo Rumo. Já às 2h, o "Mosaicos" apresenta "A Arte de Adoniran Barbosa", que revê a trajetória do compositor e traz participações de Paulo Vanzolini, Osvaldinho da Cuíca, Nasi, Pedro Miranda e Choro das 3. Adoniran é a principal referência do samba paulistano. Um compositor que, literalmente, imprimiu um novo sotaque à música brasileira. Aproveitando a linguagem coloquial falada nas ruas da sua cidade, ele soube criar versos que se tornaram sucesso popular e entraram para a história.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.