domingo, 19 de fevereiro de 2017

.: Documentário interativo “Bixiga Existe” traz histórias do bairro


Criado e produzido coletivamente em seis dias, durante o Hackathon DOCBixiga, o webdocumentário revela camadas da histórica região de São Paulo. O lançamento online coincidiu com a conclusão do projeto, na noite de 4 de fevereiro.

  
O documentário interativo “Bixiga Existe” foi  lançado na internet na noite do dia 4 de fevereiro. O lançamento virtual coincide com o encerramento do Hackathon DOCBixiga, que teve o objetivo de produzir em seis dias, um retrato coletivo do Bixiga, com um grupo de 16 pessoas, dentre documentaristas, pesquisadores e designers. 

O Hackathon DOCBixiga é uma realização do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, idealizado e produzido pelas documentaristas Marcia Mansur e Marina Thomé do Estúdio CRUA, com apoio do Instituto Bixiga. “Trabalhamos com oficinas criativas, produção audiovisual e pesquisa histórica para construir um projeto colaborativo. Nossa proposta é pensar como a interatividade e as novas tecnologias podem transformar as possibilidades de impacto social e engajamento das comunidades locais, em projetos de registro de memória e território", sintetiza Marina.

A partir de depoimentos, dados históricos e imagens do bairro, o filme tem como foco a trajetória de resistência do Bixiga, que não existe oficialmente, embora seja reconhecido pela maioria dos paulistanos. Mas o documentário vai além das cantinas, bares, teatros e festas que dão fama à região. O webdocumentário convida quem visita a página www.bixigaexiste.com.br a navegar tanto pelo presente das ruas asfaltadas do Bixiga, como pelo passado, quando três rios davam ao então bairro uma importância estratégica.

Entre um clique e outro, quem assiste ao mediametragem de 42 minutos, fica sabendo de curiosidades como o fato de o Bixiga ter nascido de uma trilha indígena e abrigado um quilombo urbano. Na tela, também estão presentes ícones do “bairro”, como a Vai-Vai, os cantineiros e os cortiços.

A concepção do documentário, bem como a captação de imagens e depoimentos, edição e narrativa interativa foram construídos ao longo dos 6 dias do Hackathon DOCBixiga, e segundo o olhar de seus 16 participantes. O grupo seguiu uma metodologia inovadora, customizada para o bairro e para o grupo selecionado. As sessões mesclavam teoria, conteúdos para inspiração, pesquisa histórica e prática guiada das etapas de produção, publicação e comunicação para um documentário interativo.

Documentário interativo “Bixiga Existe”  
Realização: Centro de Pesquisa e Formação SESC SP
Idealização do projeto, Coordenação do Hackathon e Produção Executiva: Marcia Mansur e Marina Thomé | Estúdio CRUA
Equipe participante do Hackathon DOCBixiga: Alice Mesquita Jardim, Dalmir Ribeiro Lima, Danielle Franco da Rocha, Edimilsom Peres Castilho, Eribelto Peres Castilho, Jéssica dos Santos Cruz, Leonardo Blecher, Letícia Tomé Rosa, Manoela Meyer, Marcela Maria da Silva, Marcela Sonim, Mariana Vicente Bernardo, Mário Sérgio de Almeida, Renata Lea, Sumaya Costa, Vanessa Myho Makiyama

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.