segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

.: Escritor paquistanês Tariq Ali reflete sobre mundo contemporâneo


.: Escritor paquistanês Tariq Ali reflete sobre mundo contemporâneo em "Incertezas Críticas" na TV Brasil. Islamismo, crise financeira e nova ordem mundial são assuntos que pautam a entrevista.

Considerado um dos ativistas e escritores paquistaneses mais conhecidos atualmente, Tariq Ali vive em Londres e já escreveu romances históricos e diversos livros de crítica ao mundo contemporâneo. O convidado da segunda edição da série Incertezas Críticas fala sobre a crise financeira e a nova ordem mundial nesta quarta, 8 de fevereiro, às 21h30, na TV Brasil.

Durante a conversa conduzida pelo diretor Daniel Augusto, o autor aborda outras questões latente como o medo do islamismo. Tariq Ali também discute temas relacionados à literatura e à situação brasileira na atração produzida pela Grifa Filmes.

"Acho que a crise financeira expos ao mundo o fato de que o capitalismo, mesmo sem ter inimigos, mesmo sozinho, é um sistema com muitas falhas e profundamente corrupto", destaca o escritor na abertura da entrevista. "Era um sistema baseado na financeirização e no consumismo. Essa combinação não funciona mais", completa Tariq Ali.

"As pessoas estão sendo obrigadas a pensar novamente em alternativas. Por 30 anos, ninguém pensou em alternativas. Agora, tornou-se uma questão importante", salienta o autor.

Para Ali, a perspectiva econômica da política mundial deve ser repensada. "Na Europa hoje temos uma enorme crise porque essa forma de capital reduziu a política a uma única dimensão: atender às necessidades do capital", pontua o entrevistado que condena o sistema atual.

"Já descrevi isso como um 'centro extremo' no qual há a esquerda central e a direita central. Não importa quem chega ao poder pois fazem praticamente a mesma coisa. E qual alguém pisa fora desse centro, todos do establisment atacam: a mídia, os políticos. Esse é o mundo em que vivemos hoje", afirma.

Tariq Ali publicou mais de uma dezena de livros sobre história e política internacional, além de várias obas ficcionais. Um dos títulos mais recentes de sua produção literária são "Bush na Babilônia: a Recolonização do Iraque", "Confronto de Fundamentalismo", "Redenção" e "Mulher de Pedra".

Produzida pela Grifa Filmes, a série de televisão "Incertezas Críticas" faz uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, na visão de alguns dos mais importantes intelectuais do tempo presente. Cada episódio recebe um pensador para uma entrevista exclusiva em sua residência ou escritório. O programa debate o mundo atual com personalidades como Noam Chomsky, Zygmunt Bauman, Alain Touraine, Richard Sennett, entre outros.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.