sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

.: Ruth Rocha: 50 anos de carreira e mais um aniversário

Crédito: Vânia Toledo

No próximo dia 02, a autora de "Marcelo, Marmelo, Martelo" e outros clássicos da literatura infantil, assopra as velinhas




Comemorando cinco décadas de carreira neste ano e prestes a apresentar novidades para o público infantojuvenil, Ruth Rocha assopra velinhas no próximo dia 2 de março. A escritora que já fez parte da infância de milhares de brasileiros possui a incrível capacidade de escrever sobre os mais variados assuntos. 

Suas últimas edições denotam essa habilidade: em Boi, Boiada, Boiadeiro, a autora aborda a cultura brasileira; em O menino que quase morreu afogado no lixo e Quem vai salvar a vida? Ruth discute a questão da conscientização ambiental, e na série O que é, o que é?, o pequeno leitor se diverte com charadas e adivinhações.

O gosto pela literatura se deu por meio de seu avô Ioiô, que contava histórias populares brasileiras, especialmente, as obras de Monteiro Lobato. Ainda menina, ao deparar-se com tantas estantes, questionou-se como seria capaz de ler todos os livros que estavam lá. Ruth cresceu, formou-se em sociologia e trabalhou como orientadora pedagógica.

Seu primeiro trabalho como escritora foi para a Revista Cláudia, quando escreveu um artigo sobre educação. Logo depois, Ruth criou o conto Romeu e Julieta, publicado pela revista Recreio em 1969, que foi o pontapé para iniciar sua carreira na literatura infantil. Seu livro mais conhecido é Marcelo, Marmelo, Martelo, que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares. No seu variado catálogo, destaque para O Reizinho Mandão; Bom dia, todas as cores!, Declaração Universal dos Direitos Humanos (com Otavio Roth) e Este Admirável Mundo Louco, consagrados como clássicos da literatura infantil brasileira.

Desde 2009, a Editora Salamandra detém exclusividade sobre a obra literária da autora. A casa editorial é responsável pela Biblioteca Ruth Rocha, projeto que revisa todos os seus livros e oferece a muitos deles uma nova roupagem e ilustrações inéditas. Suas obras estão divididas nas séries: As Coisas que Eu gosto, Os Medos que Eu Tenho, As Dificuldades que Eu Tenho, Conta de Novo, Vou te Contar!, Quem Tem Medo?, Marcelo, Marmelo, Martelo, Pulo do Gato, As Aventuras do Alvinho, Toda Criança do Mundo, A Turma da Nossa Rua, Constelação, Conte um Conto, Ruth Rocha Apresenta, Meninos, Eu Vi!, Palavras, Muitas Palavras, O que é, o que é, O Reizinho Mandão, De repente Dá Certo e Ruth Rocha Conta.

Sobre a Salamandra: Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.