quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

.: Sinfônica Heliópolis abre temporada no MASP


Inaugurando o calendário de concertos do Instituto Baccarelli em 2017, a Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta no dia 19/03, às 11 horas, no Auditório MASP. O espetáculo, que será regido pelo maestro Edilson Ventureli, terá participação da pianista chinesa QishanShi, vencedora da 1ª edição do concurso Jovens Solistas Baccarelli/Azusa Pacific University (APU).

A Orquestra Sinfônica Heliópolis inicia a apresentação interpretando o ‘Concerto para Piano nº3 em Dó Maior, Op.26’, do ucraniano Sergei Prokofiev (1891 – 1953). Chamado de enfant terrible, Prokofiev, que foi da geração do modernismo clássico, era conhecido pelo exagero em suas composições e ganhou fama por obras muitas vezes consideradas incompreensíveis. 

O compositor estudou no Conservatório de São Petersburgo, onde conheceu o seu principal mentor, o compositor russo Rimsky-Korsakov. Aos 20 anos recebeu o Prêmio Anton Rubinstein como melhor aluno do conservatório. O compositor e pianista também escreveu ballets, óperas, peças infantis, concertos, trilhas sonoras para cinema e sinfonias. O repertório do concerto traz ainda a ‘Sinfonia nº1 em Mi Bemol Maior, Op. 8’, do compositor russo Reinhold Glière (1874 – 1956). Glière foi diretor do Conservatório de Kiev, e anos mais tarde,foi nomeado professor no Conservatório de Moscou, mesmo local onde adquiriu a sua formação em violino. Entre os alunos que passaram pela sua tutela no decorrer da carreira estáo próprio Sergei Prokofiev.

De acordo com o regente da apresentação e diretor executivo do Instituto Baccarelli Edilson Ventureli, esse programa foi pensado dentro da premissa artística pedagógica, provocando os os alunos a superarem desafios e, também, oferecendo composições que agradem o público.

“O ‘Concerto Para Piano nº 3 em Dó Maior, Op.26’, de Prokofiev, é o mais conhecido dos concertos do compositor ucraniano, e apresenta dificuldades técnicas para as cordas, em especial, e para a orquestra como um todo na questão rítmica, se mostrando desafiador principalmente na junção entre solista e orquestra. A ‘Sinfonia nº 1 em Mi Bemol Maior, Op.8’ de Reinhold Glière, compositor russo, é muito bonita e de fácil escutar. Se faz interessante pedagogicamente por se tratar de um compositor pouquíssimo executado, e pelo fato de ter sido professor de Prokofiev, no Conservatório de Kiev".
  
Concurso Jovens Solistas Baccarelli / Azusa Pacific University
O Instituto Baccarelli mantém uma importante parceria com a Azusa Pacific University (APU), de Los Angeles. Além de promover masterclasses - transmitidas por vídeo conferência - hoje7 alunos do Instituto estudam na sede da universidade por meio de bolsas de estudos concedidas pela APU, na Califórnia. O concurso Jovens Solistas Baccarelli / Azusa Pacific University promove um importante intercâmbio entre os alunos das duas instituições. A vencedora da etapa de Los Angeles, a jovem pianista QiShan Shi, será a solista do concerto do dia 19/3, assim como o (a) vencedor(a) da etapa de São Paulo estará a frente da orquestra da Azusa Pacific University em um concerto em Los Angeles.

Serviço
Auditório MASP

Endereço: Avenida Paulista, 1578
Dia e horário: domingo, 19 de março, às 11h
Duração: 60 minutos
Ingressos (preços populares): R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Capacidade: 374 pessoas; há acesso para portadores de necessidades especiais
Vendas:bilheteria do MASP ou pela Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br ou 11/4003.1212)
Classificação: livre
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.