segunda-feira, 13 de março de 2017

.: Ivaldo Bertazzo lança DVD sobre o movimento corporal

Educador, coreógrafo e bailarino mostra em “Alcance dos Sentidos” o potencial de percepção de um corpo qualificado e pleno.

O DVD “Alcance dos Sentidos” é o segundo lançamento pelo Selo Sesc inspirado no conceituado método do coreógrafo, bailarino e educador Ivaldo Bertazzo. O documentário mostra como um corpo pode despertar os sentidos e conquistar sua plenitude, já que o ser humano, ao longo da vida, restringe e limita seu corpo a movimentos curtos. O lançamento do DVD ocorrerá no CineSesc no dia 20 de março.

Este é o segundo DVD da trilogia baseada no método do coreógrafo. O primeiro, “Infinito Movimento”, lançado em 2014, apresenta o movimento humano nas distintas fases da vida: do bebê sendo estimulado ao engatinhar, a criança quando aprende a escrever, os adolescentes em suas habilidades e a fase adulta, incluindo aí o envelhecimento.

Bertazzo demonstra em “Alcance dos Sentidos” que um corpo qualificado resulta em uma vida mais qualificada, tanto nas ações cotidianas, quanto na beleza do ato de se expressar, como o de dançarinos, atores e artistas. A obra é recomendada para todos os públicos e idades. O DVD também é um convite à reflexão de como podemos despertar a totalidade dos sentidos corporais por meio das ações do dia a dia.

O coreógrafo conta que as gravações foram muito especiais e, de certa forma, difíceis. “Nosso trabalho foi gratificante porque tínhamos uma equipe maravilhosa. Precisávamos captar imagens de personagens em situações muito específicas, como um bebê realizando determinado movimento. Porém, essas dificuldades tornaram o DVD uma obra únicaMuitas técnicas corporais surgem ao longo dos anos e são trabalhadas pelas pessoas. Com este filme pretendermos trazer o conhecimento necessário para proporcionar mais qualidade de vida”, completa.

Talita Miranda, diretora de “Alcance dos Sentidos” e também do “Infinito Movimento”, relata a experiência de gravar o DVD. “Tentei traduzir de forma harmônica, atraente e bonita todo o trabalho do Bertazzo. Ele consegue transformar conhecimento em técnicas que podemos usar no dia a dia”.
O DVD “Alcance dos Sentidos” custa R$30 e estará à venda nas lojas das unidades do Sesc e pelo site do Sesc no link: http://www.sescsp.org.br/loja a partir de 20 de março.

Uma vida dedicada à dança
Ivaldo Bertazzo começou a dançar aos 16 anos. Ao longo da década de 1970 desenvolveu suas teorias iniciais em relação à dança. O método de ensino do coreógrafo defende a dança como um recurso para alcançar a qualidade de vida.

O balé foi a primeira área do artista. Foi aluno de profissionais como Klauss Viana e Márika Gidali. Ao lado da dança, aprofundou-se na fisioterapia com as pesquisadoras Marie Madeleine Béziers e Suzanne Piret, na França, e Godelieve Denys Struyf, na Bélgica. Suas pesquisas, estudos, viagens e experimentações o levaram, em 1975, a criar a Escola do Movimento – Método Bertazzo. Desde então, esse método tem sido replicado para arte-educadores, visando à multiplicação dos seus ensinamentos entre profissionais e público em geral, os cidadãos dançantes.

Bertazzo também foi responsável por projetos que levaram a montagens de grande sucesso como “Mãe Gentil”, “Folias Guanabaras”, “Samwaad”, “Corpo Vivo – Carrossel de Espécies” e “Kashmir Bouquet”. Ainda foi vencedor de seis prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Atualmente, além dos espetáculos que organiza, ensina expressão corporal e boa postura a artistas, empresários e profissionais liberais.

Selo Sesc
O Selo Sesc tem o objetivo de registrar o que de melhor é produzido na área cultural. Constrói um acervo artístico pontuado por obras de variados estilos, da música ao teatro e cinema. Alguns dos CDs lançados em 2016 foram “A Saga da Travessia” (Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz), “Novos Mares” (Fortuna), “Curado” (Sexteto Hurtmold e músico Paulo Santos), “Donato Elétrico”, (João Donato), “Portrait” (Maury Buchala), “Lambendo a Colher” (Rolando Boldrin), “Quarteto Carlos Gomes – Alberto Nepomuceno” e “No Voo do Urubu” (Arthur Verocai), além dos DVDs ”O Fim do Mundo, Enfim”, “O Sal da Terra – Uma Viagem com Sebastião Salgado” e “Democracia das Madeiras”. Este ano já lançou os discos “Com Alma”, (Banda Mantiqueira) e “Festival Música Nova” (Gilberto Mendes).

Serviço:
Lançamento do DVD “Alcance dos Sentidos”
Dia 20 de março, às 20h30
Cinesesc - Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, SP
Telefone: (11) 3087-0500

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.