sexta-feira, 24 de março de 2017

.: Museu Brasileiro do Futebol ganha espaço para literatura sobre o futebol

Intervalo da Leitura foi aberto com a presença do jornalista e escritor Marcelo Duarte e do jogador Luan, do Atlético-MG. Museu Brasileiro do Futebol inaugura primeiro espaço infanto-juvenil do Brasil voltado para literatura sobre o futebol 


Para unir dois pilares essenciais da sociedade, a educação e a cultura, com uma dose extra de entretenimento, o Museu Brasileiro do Futebol (MBF) inaugurou nesta sexta-feira (24), às 9h, o primeiro espaço do país voltado para a literatura infanto-juvenil sobre o futebol. O ‘Intervalo da Leitura’ foi inaugurado com a presença do renomado jornalista e escritor Marcelo Duarte, autor da série de livros O Guia dos Curiosos, e do jogador Luan, do Atlético-MG, que doou para o acervo e para escolas presentes exemplares do seu livro infantil Luanzinho. O espaço está localizado na entrada do museu e tem como objetivo oferecer aos visitantes uma oportunidade de combinar a paixão pelo esporte e reforçar suas múltiplas esferas: social, econômica e política.

Para melhorar ainda mais a experiência do público, a sala, de 30 m², conta com a presença de um educador para acompanhar os visitantes. A ideia é que o profissional auxilie no manuseio e leitura das obras e realize oficinas, leituras e promova diálogos enriquecedores sobre a história do esporte, do Museu Brasileiro do Futebol e do Mineirão. A entrada no ‘Intervalo da Leitura’ é gratuita e o local está aberto a todos os interessados, sejam visitantes ou não do museu, que podem ter acesso às obras do acervo.

Segundo a gerente de relações institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes, a criação do Intervalo da Leitura reproduz os valores e a cultura do Gigante da Pampulha. “No Mineirão, estamos sempre em busca de oferecer ao público experiências inovadoras. Esse espaço foi pensado para incentivar a leitura, prática essencial na formação de cidadãos ativos e conscientes, por meio de uma das maiores paixões dos jovens do país, o futebol. Temos como objetivo proporcionar novas oportunidades ao público, que agreguem conhecimento, diversão e ofereçam histórias marcantes para a vida de cada um dos visitantes que passarem pelo Museu Brasileiro do Futebol”, ressalta Ludmila.

Thiago Costa, coordenador do Museu Brasileiro do Futebol, ressalta que, além da contribuição cultural e social, o espaço é importante para a preservação da memória coletiva sobre o esporte. “O Intervalo da Leitura é essencial para estimular a formação de novos leitores e, também, para a difusão e preservação da história do futebol, tanto dos clubes quanto dos jogadores e instituições, auxiliando no desenvolvimento de reportagens, livros, biografias, entre outros”, destaca.

Como uma instituição signatária da Rede Brasil do Pacto Global, o Mineirão adota em suas práticas premissas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos são metas que a ONU pretende implementar em todos os países do mundo até 2030. A abertura de um espaço voltado para a leitura se encaixa no ODs “Educação de Qualidade”.

Editoras e distribuidoras auxiliaram na formação do acervo do Intervalo da Leitura, com doações de obras sobre futebol dos seus catálogos voltadas para o público infantil. Os parceiros para esse importante espaço voltado para a cultura são Editora FTD; Editora Letramento; Distribuidora Lê, que enviou obras das editoras Roda e Cia., Biruta, Lê, Peirópolis e Mercuryo Jovem; Editora Belas Letras; Editora Paulus; Panda Books; Boa Viagem Distribuidora, que enviou livros das editoras Companhia das Letrinhas, Aletria, Global Editora, Moderna e Escrituras; e Editora Usborne.

Serviço
Museu Brasileiro do Futebol
Local: Estádio Mineirão.
Endereço: Av. Cel. Oscar Paschoal, ao lado do Museu Brasileiro do Futebol; entrada pelo Portão G2.
Ingressos: inteira, R$ 20,00; meia-entrada, R$ 10,00. O acesso ao Intervalo da Leitura é gratuito
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, com permanência até as 18h; sábado e domingo, das 9h às 13h, com permanência até as 14h.

Sobre o Mineirão: Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do país. Palco de importantes eventos e de célebres conquistas esportivas, estádio possui capacidade para 62 mil pessoas e é administrado pela Minas Arena, uma sociedade de propósito específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão. Com 51 anos de história, o Gigante da Pampulha é o primeiro estádio no País e segundo no mundo a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos. Em 2016, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.

Sobre o Museu Brasileiro do Futebol: Sediado no Estádio Mineirão, o Museu Brasileiro do Futebol pretende expor, pesquisar e preservar artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro, propiciando aos seus visitantes uma imersão ao mundo do futebol. Com exposições interdisciplinares e interativas, o MBF tem o objetivo de estimular a construção do conhecimento da cultura do futebol e em torno dele. O MBF funciona de terça a sexta feira, de 9h às 17h; sábados e domingos, de 9h às 13h.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.