quarta-feira, 12 de abril de 2017

.: Literatura infanto-juvenil na ponta dos dedos

App books, gratuitos, são grandes aliados no estímulo à leitura, à consciência social e na promoção do potencial da Biologia


A leitura é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas o gosto pelos livros, muitas vezes, é superado pela atração que a tecnologia oferece. Ao unir os livros à tecnologia, em formato de app, um novo universo de incentivo à leitura se abre, como é o caso dos app books da Coleção Novozymes Nova Perspectiva, que estão disponíveis, gratuitamente, para serem baixados em smartphones e tablets.

O primeiro livro aplicativo ou também conhecido como app book, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Novozymes, o Sesi Paraná e a StoryMax, tem como título “Frritt-Flacc”, é uma adaptação da obra do escritor Jules Verne. Com telas que trazem muita história e interatividade, o texto trata do tema da diferença social e a mesquinhez, traçando uma ponte entre a indiferença humana de todos os tempos e o flagelo da pobreza nos dias de hoje, com foco em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o ODS 1, que é a erradicação da pobreza.

O segundo livro aplicativo traz um outro clássico, do russo Anton Tchékhov, intitulado como “Ostras”, a obra busca estimular o leitor a refletir sobre a erradicação da fome (ODS 2). O terceiro livro aplicativo traz a um conto do inglês John Ruskin, “O Rei do Rio de Ouro”, tratando do tema: água limpa e saneamento (que faz parte do ODS 6). Apresentado como um conto de fadas, conta a história de um velho que visita a casa de três irmãos durante uma tempestade. O irmão bom acolhe o velhinho, mas os outros dois o maltratam e o expulsam. O que eles não sabiam era que se tratava do “Senhor Vento Sudoeste”, que trazia as chuvas para aquele vale fértil. Ao ser maltratado, ele provocou uma grande seca na região.

Todos os app books são gratuitos e já vêm em três traduções de especialistas em literatura e educação – em português, inglês e espanhol.

Literatura premiada: No ano passado, o aplicativo Frritt-Flacc ganhou destaque com o Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, um dos mais significativos do Brasil, sendo considerado pela banca julgadora (de pesquisadores relevantes em literatura) como uma das melhores obras infanto-juvenis publicadas em 2016.

Sobre o Projeto Educação: Desde 2015 a Novozymes conduz mundialmente o projeto EDUCAÇÃO, que tem como compromisso educar e impactar, até 2020, 1 milhão de pessoas no mundo sobre o potencial da Biologia. Para sustentar as ações do projeto, a empresa tomou como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que têm foco em cinco Ps – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. Caso contrário, serão necessários três planetas Terra para atenderem os atuais padrões de consumo em menos de 35 anos. O ODS 4 tem como objetivo garantir que até 2030 crianças e adolescentes adquiram consciência e informações suficientes para impulsionar o desenvolvimento sustentável e educação de qualidade.

Um dos parceiros fundamentais do projeto EDUCAÇÃO no Brasil é o Sesi no Paraná, que conta com 55escolas de ensino médio. Além da instituição contribuir com o desenvolvimento do aplicativo, os mais de 12 mil alunos matriculados têm a oportunidade de trabalhar em sala de aula os clássicos literários, desfrutando de atrativos especiais: ilustrações animadas, efeitos de áudio e um roteiro interativo para tornar a leitura mais instigante e profunda. Com esses três primeiros aplicativos os professores têm base para promover uma série de reflexões sobre sustentabilidade.

A StoryMax, startup publicadora de livros digitais interativos premiada no Brasil com o Prêmio Jabuti e exterior com o ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, também é parceira da Novozymes no projeto EDUCAÇÃO, sendo responsável por curar e dar vida à literatura no formato de apps para tablets e smartphones, que são apresentados às crianças e adolescentes. Os aplicativos trazem obras clássicas da literatura mundial que sensibilizam leitores em formação para os principais desafios humanitários da atualidade, demonstrando o potencial da biologia na sua solução.

Sobre a Novozymes: A Novozymes é uma multinacional dinamarquesa de referência mundial na produção de enzimas e microrganismos para indústrias de diversos setores, com forte atuação na área de biologia e sustentabilidade, primando pela manutenção do meio ambiente por meio da integração de práticas sustentáveis. No Brasil, a empresa tem sedes industriais em Araucária e Quatro Barras (Paraná) e escritórios em São Paulo e Brasília. A companhia ainda mantém um canal informativo direto, o Bioblog, que oferece conteúdos sobre o uso de enzimas nas indústrias, Biologia, sustentabilidade e meio ambiente (www.bioblog.com.br). A empresa também está entre as 100 empresas mais inovadoras no mundo no ranking da Forbes.

UTILIDADE:
Os aplicativos estão disponíveis nos links abaixo:

Frritt-Flacc
iOS: https://itunes.apple.com/br/app/frritt-flacc-de-jules-verne-livro-interativo/id1146174974?mt=8
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.storymax.frrittflacc

O Rei do Rio de Ouro
iOS: https://itunes.apple.com/br/app/o-rei-do-rio-de-ouro-de-ruskin/id1215826650?mt=8
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.storymax.riodeouro

Ostras
iOS: https://itunes.apple.com/br/app/ostras-de-tch%C3%A9khov/id1167731451?mt=8
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.storymax.ostras
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.