sexta-feira, 28 de abril de 2017

.: Ronnie Baker Brooks traz sangue novo ao blues

Por Luiz Gomes Otero*, em abril de 2017.

Ronnie Baker Brooks é de Chicago, nos Estados Unidos e filho de uma lenda do blues (Lonnie Brooks, falecido recentemente). Isso talvez tenha sido um fator determinante para que o blues se tornasse a referência em sua formação. Seu mais recente disco, "Times Have Changed",  confirma a tese de que ele nasceu mesmo para trilhar o caminho do blues na música.

O disco tem uma produção musical impecável e, de quebra, uma série de participações especiais, como a do veterano Steve Crooper (da gravadora Stax e da banda de Booker T.), que toca a animada "Show Me" com o anfitrião. As demais faixas contam com Todd Mohr, Lonnie Brooks (o pai não poderia ficar de fora dessa), Al Kapone, Felix Cavaliere, Lee Roy Parnell, Angie Stone e Bobby Bland.

A faixa com a participação do pai de Roonie chama-se "Twine Time". E a classe do velho e saudoso Loonie está presente e eternizada nos solos dessa animada canção instrumental, que mais parece uma jam session de tão descontraída e leve.

Ouvir a voz do veterano Bobby Bland com a guitarra o jovem Ronnie proporciona uma grata satisfação. Como é mágico ver duas gerações do blues tocando juntas com tanta convicção. Na faixa Long Story Short, Ronnie brinca com um riff que parece flertar com a soul music em alguns momentos. Um truque muito usado por Robert Cray em suas gravações. E funciona bem, porque o blues e a soul vêm praticamente da mesma fonte. Tudo se encaixa perfeitamente. O momento mais próximo do rock está na faixa Come On Up, com participações de Felix Cavaliere e Lee Roy Parnell.

Quando você pensa que o disco acabou, eis que surge a última faixa, uma balada incrivelmente inspirada chamada When I Was We, cantada e tocada com toda a carga de sentimento que convém ao estilo.

Times Have Changed pode até não ser o melhor lançamento do blues dos últimos tempos. Mas certamente está entre os melhores. Vale a pena conferir.

"Long Story Short"

"Doing Too Much"

"Times Have Changed"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.