segunda-feira, 1 de maio de 2017

.: Detran SP lança campanha #FocaNoTrânsito para reduzir acidentes

Ação marca o Maio Amarelo e é baseada em levantamento que aponta que 94% dos acidentes com vítimas fatais são causados por falhas humanas, como desatenção e imprudência


Começou o Maio Amarelo, um mês todo dedicado internacionalmente à segurança no trânsito. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, lança nesta terça-feira, dia 2 de maio, a campanha educativa “Foca no Trânsito”, que convida todo mundo a refletir sobre uma estatística alarmante: você sabia que 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e distração? O levantamento é do Infosiga SP, banco de dados do Movimento.

Como o trânsito exige 100% de atenção, não por acaso o mascote da campanha é uma foca. Porque quem #FocaNoTrânsito vai em segurança. A ação, que será desenvolvida em diversas cidades do Estado, conta com imagens do bicho em várias situações no tráfego de ruas e avenidas. Além disso, ”homens-foca” circularão por diversos espaços públicos e privados.

“Nosso intuito é conscientizar as pessoas de que, com uma mudança de comportamento, podemos reduzir drasticamente o número de mortes no trânsito, já que a maioria é causada por erros humanos. Precisamos do engajamento de todos os cidadãos para mudar essa grave realidade”, pontua Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

“Ignorar regras e práticas seguras tem relação direta com acidentes fatais. A mensagem parece óbvia, mas as estatísticas mostram, infelizmente, que há muito por fazer para conscientizar a população e reduzir a violência no trânsito”, explica Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Essas falhas podem, na maior parte das vezes, ser corrigidas com atitudes muito simples: usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás; nunca, mas nunca mesmo dirigir depois de beber; respeitar os limites de velocidade e esquecer o celular enquanto você estiver ao volante ou atravessando a rua. Por semana, cada um desses temas será trabalhado, a começar pelo cinto. As ações estarão reunidas no site www.focanotransito.com.br.

Cinto de segurança – O uso do cinto de segurança, tema desta semana, reduz o risco de morte em 45% em ocupantes no banco da frente e, no traseiro, em até 75%, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), gradativamente as pessoas estão começando a ter noção sobre a importância de utilizar o equipamento. Desde que a agência deu início a uma campanha de conscientização em parceria com as concessionárias, em pouco mais de um ano e meio, aumentou em 19 pontos percentuais o índice de passageiros do banco traseiro que usam o cinto.

A ação foi desenvolvida pelo órgão depois de uma pesquisa, realizada em dezembro de 2014, mostrar que menos da metade dos passageiros do banco traseiro utilizava o cinto. Na ocasião foi verificado que apenas 46% dos passageiros do banco de trás usavam o equipamento, enquanto no levantamento realizado no segundo semestre de 2016 o índice subiu para 65%.

Outro levantamento feito pela Artesp aponta que 57,4% das vítimas fatais do banco traseiro estavam sem o cinto nos acidentes ocorridos entre janeiro de 2012 e junho de 2016 nas rodovias paulistas concedidas.

“Portanto, mesmo que já tenha havido uma evolução, precisamos avançar ainda mais, até que motoristas e passageiros sem exceção utilizem sempre o cinto de segurança. Ele salva vidas”, ressalta Maxwell.
____________________________________________
DETRAN.SP:
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de "Atendimento".

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.