quinta-feira, 4 de maio de 2017

.: Jornalista portuguesa lança livro-reportagem sobre o “Milagre de Fátima”

Baseada em documentos da Igreja, relatos históricos e reportagens, obra mostra como a aparição de Nossa Senhora a três pastorinhos, que completa cem anos em 2017, teve diversas interpretações ao longo dos anos e transformou o vilarejo de Fátima em grande ponto de peregrinação de católicos; Papa Francisco deve visitar o local no próximo dia 13 de maio. Leia entrevista com Patrícia Carvalho, aqui!

  


Com minúcia, talento e a dose certa de ceticismo, Patrícia Carvalho leva-nos numa grande viagem aos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria, desconstruindo personagens, episódios e contradições.” — Visão

Uma obra que corresponde, de forma exemplar, a um novo tipo de abordagem, a qual pretende romper com o ortodoxo.” — Público


Por Herica Marmo

Em 1917, quando surgiram notícias sobre a aparição de Nossa Senhora a três pastorinhos na inóspita Cova da Iria, na cidade de Fátima, em Portugal, a visão era descrita como uma mulher de saia no joelho e casaco, com argolas nas orelhas e provavelmente meias brancas nos pés. Era isso o que Lúcia, de 10 anos, e seus primos Francisco, de 9, e Jacinta, de 7, repetiam a todos os que os interrogavam sobre o fenômeno que diziam ter presenciado a partir do dia 13 de maio daquele ano e nos cinco meses seguintes. Não é possível encontrar nessa descrição a imagem que ficou perpetuada com a de Nossa Senhora de Fátima, que há décadas atrai milhares de peregrinos ao santuário construído em seu nome no local em que teriam ocorrido os eventos. Como essa e outras informações mudaram completamente ao longo desses cem anos é o que mostra a jornalista portuguesa Patrícia Carvalho em "Fátima - Milagre ou construção".

Baseado em documentos históricos, como relatórios da própria Igreja, correspondências e reportagens, o livro mergulha na história de Portugal para explicar os caminhos que essa transformação seguiu. Passa pela Igreja Católica enfrentando uma perseguição do governo republicano, numa época em que o país era muito religioso e com um alto nível de analfabetismo; pelas duas Guerras Mundiais, uma delas com a participação do país; pela ditadura de António Salazar; e pelo medo de o comunismo chegar ao território português e enfraquecer novamente a Igreja.

Embora a celebração do centenário das aparições seja a maior efeméride católica desse ano, com direito à visita do Papa Francisco no 13 de maio, a intensa pesquisa de Patrícia também revela que desde o primeiro momento e até hoje existe, dentro da própria Igreja, uma grande resistência ao possível fenômeno. Mas mesmo que nem o Papa vá em visita oficial - e sim como peregrino - e que vários padres se declarem abertamente anti-Fátima, o mito e as romarias ao santuário só fazem crescer, na contramão do que se passa com a Igreja pelo mundo. Sem querer contestar o milagre ou corroborá-lo, o livro conta com profundidade como tudo em volta do acontecimento se tornou tão gigantesco.

O livro chega às livrarias brasileiras na primeira semana de maio, pela Bertrand.

TRECHO:
A história de Fátima, tal como eu a conheci e que vocês irão encontrar nestas páginas, é livre do caráter tantas vezes lisonjeiro dado às “aparições” por personalidades da Igreja ou do ataque e acusações gratuitas que marcaram as primeiras reportagens da imprensa republicana, quando Fátima veio à tona. As informações aqui disponíveis são, julgo, suficientemente ricas e claras, para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões.

SOBRE A AUTORA:
Patrícia Carvalho nasceu no Porto em 1975. Formou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e começou a carreira como jornalista em um estágio no Jornal de Letras. Depois, trabalhou em vários jornais e revistas, como O Comércio do Porto, Grande Reportagem e Sábado. Desde 2008 trabalha no jornal Público. Fátima: milagre ou construção? é seu segundo livro.

Livro: Fátima - Milagre ou construção?
Autora: Patrícia Carvalho
Páginas: 226
Editora: Bertrand Brasil / Grupo Editorial Record

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.