sábado, 24 de junho de 2017

.: Simone Kopmajer – A suavidade que veio da Áustria


Por Luiz Gomes Otero*, em junho de 2017.


O cenário musical europeu nos traz sempre alguma surpresa. Volta e meia surge alguém daquelas bandas que mostra um tipo de som que, em tese, poderia ser mais facilmente  produzido em outra localidade. Mas essa teoria não se aplica a música, um patrimônio imaterial dos mais valiosos que possuímos, com característica universal.

Uma dessas surpresas pode ser notada pela bela Simone Kopmajer, nascida na Áustria. Loira (como a canadense Diana Krall) e com um rosto que lembra o da atriz Renée Zellweger (a eterna Bridget Jones do cinema), ela vem mostrando excelentes trabalhos desde 2004, quando estreou em disco. O trabalho mais recente é o álbum "Good Old Times", recheado de covers de música pop convertidas para os ambientes do jazz e da bossa nova.

Ok, você pode achar que a receita é velha e batida. Mas ao saber que o repertório mescla Neil Young ("Heart Of Gold") e Air Supply ("Lost In Love") em um único disco, é impossível não ficar curioso para checar o resultado final.

Além dessas duas canções, há uma balada antiga dos Bee Gees ("First Of May", que ganhou um arranjo bossa nova bem interessante) e "Reality", que foi tema do filme "La Boum" em 1980. E não dá prá esquecer a balada "Till There Was You, que os Beatles gravaram e seu segundo disco, que ganhou um arranjo jazzístico irresistível.

A voz de Simone passeia de forma suave em todas as faixas, que incluem ainda "Have You Ever Seen The Rain" (da banda Creedence Clearwater Revival) e "Have I Told You Lately" (que foi gravada por Van Morrison e muitos outros intérpretes). Os arranjos são de muito bom gosto, bem dosados para fazer com que a voz de Simone brilhe de forma intensa.

Se por um lado o repertório parece uma salada musical, por outro é muito bem conduzido e produzido. Porque Simone Kopmajer é uma excelente intérprete, daquelas que faz com que você coloque o disco no CD Player e o toque várias vezes sem cansar.

"Reality"


"Heart Of Gold"

"Lost In Love"

"Till There Was You"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.