sábado, 1 de julho de 2017

.: Rubén Gonzalez tem obra musical reeditada em disco, por Luiz Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em junho de 2017


Quem assistiu o filme "Buena Vista Social Club" deve se lembrar de um dos músicos sexagenários integrantes de um grupo originário de Cuba, sentado ao piano e mostrando uma técnica e destreza vistas em poucos no mundo do jazz.  Tratava-se de Rubén Gonzalez, falecido em 2003, que somente teve seu reconhecimento na segunda metade dos anos 90, com o lançamento de seu primeiro disco, o "Introducing Rubén Gonzalez". E agora esse disco ganhou um relançamento especial com faixa bônus.


Ouvir Rubén ao piano é um deleite. O músico Ry Cooder, um dos produtores do documentário "Buena Vista", disse que Ruben foi o maior solista de piano que havia ouvido na vida. Isso por si só já explica a importância dele para a música.

O repertório de "Introducing Rubén Gonzalez" conta com canções tradicionais latinas, como "Cumbanchero" e "Siboney", ambas com arranjos e solos memoráveis do músico. E traz outras nem tão conhecidas do grande público, como "Almendra" e "Melodia Del Rio". Mas que nem por isso deixam de ter a sua importância.


Difícil eleger uma faixa como a melhor desse disco. Todas estão no clima do mítico Buena Vista e transportam o ouvinte para a memória do documentário.  Dá até vontade de sair dançando ouvindo "Três Lindas Cubanas" ou "Mandinga", esta última no melhor estilo salsa.

Em "Como Siento Yo" há um espetacular momento solo de Rubén, recheado de dramaticidade no melhor estilo latino. E em "Tumbao" a salsa volta a animar o ouvinte, no irresistível clima dançante. Clima este que se repete na faixa bônus, batizada como "Descarga Ruben y Cachaito". Uma autêntica jam session em estúdio, com direito a solos de trompetes e vocais latinos.


A obra de Rubén Gonzalez merece mesmo ser sempre reeditada, assim como as de outros integrantes do grupo, como Compay Segundo e Ibraim Ferrer, por exemplo. Tomara que relancem todos os discos que eles gravaram. O público que aprecia a boa música agradeceria de bom grado.


"Melodia Del Rio"

"Tumbao"

"El Cumbamchero"

"Siboney"


*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.