segunda-feira, 21 de agosto de 2017

.: Dia do internauta é comemorado em 23 de agosto

NZN conta história da criação da data que deu acesso ao que, no início da década de 1990, era restrito a um seleto grupo de cientistas


No dia 23 de agosto é comemorado o Dia do Internauta, data em que o mundo pôde acessar o protocolo World Wide Web (WWW) de navegação em rede, que deu início à toda a tecnologia que utilizamos hoje todos os dias. Porém, a data seria também o aniversário da internet? Quem conta a história é Nilton Kleina, jornalista especialista do canal TecMundo, uma das verticais da NZN, um dos principais players em soluções de comunicação e publicidade do mercado.

Para começar, não é totalmente preciso indicar que a internet em si completa mais um ano nesse dia. São diversos os marcos da rede no mundo, e nenhum deles está exatamente errado. Tudo começou em 12 de março de 1989, quando Berners-Lee registrou o artigo acadêmico original a respeito da web na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). Essa descrição detalhada é um dos possíveis aniversários e foi comemorado de forma oficial em 2014 pela World Wide Web Foundation, encabeçada pelo próprio pesquisador.

A fundação cita também outras duas datas simbólicas. Em 20 de dezembro de 1990 foi ao ar a primeira página da história da internet. O endereço "info.cern.ch" continha várias informações a respeito do projeto da internet e explicações sobre tecnologias pioneiras da época, como o hipertexto. Já no dia 30 de abril de 1993, o CERN anuncia que a tecnologia que permitia a navegação entre páginas e arquivos — ou seja, o padrão WWW e a internet em si — passa a ser disponibilizada ao público sem estar restrita aos cientistas e sem a necessidade de pagamentos ao instituto.

Mas, afinal, onde entra o dia 23 de agosto nessa história? A data não tem muita precisão, seu primeiro registro é por volta de 2014 e tem como autor Andreas Sofroniou, um escritor eclético de obras em campos que incluem psicologia, história e computação. Em obras como "Tecnologia da Informação e Gerenciamento", de 2015, ele cita que 23 de agosto de 1991 foi quando "novos usuários puderam acessar" a recém-aberta internet. Entretanto, esse dado carece de fontes e não é reconhecido pelo instituto oficial.

Durante todo o mês de agosto de 1991, o cientista de fato iniciou um processo de divulgação da World Wide Web em grupos de notícia e redes privadas. Só que a data citada por Sofroniou acabou ganhando fama e foi disseminada pelos meios de comunicação como “Dia do Internauta”.

Nilton Kleina, analista de conteúdo da NZN: Formado em jornalismo com mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná, Nilton é analista de conteúdo da NZN, um dos principais players em soluções de comunicação e publicidade do mercado, onde atua há mais de seis anos. Também já foi bolsista no Núcleo de Comunicação e Educação Popular.

Sobre a NZN: A NZN é uma das principais plataformas para soluções em publicidade e comunicação. Atuando em cinco frentes independentes (NZN Brand Studio, NZN Intelligence, NZN Social, NZN Media e NZN Content), a empresa tem como objetivo se tornar a principal parceira das agências e marcas, ao entregar serviços exclusivos e que ajudam no planejamento e na execução de campanhas e projetos. Além disso, é responsável pelos sites TecMundo, TecMundo Games, Baixaki, Mega Curioso, Minha Série, Click Jogos e The BRIEF.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.