quarta-feira, 9 de agosto de 2017

.: Reestreia de "Sobreviventes de Hiroshima" e palestra

Mostra Paz em Cena tem semana dedicada a sobreviventes: na quinta palestra com a Sra Nanette Blitz Konig e no sábado reestreia de peça documentário com elenco composto por sobreviventes reais da bomba atômica 


Nesta semana a programação da Mostra Paz em Cena será dedicada aos sobreviventes. Na quinta às 21h acontece a palestra com a Sra. Nanette Blitz Konig, sobrevivente do campo de concentração de Bergen-Bersen na Alemanha e no sábado reestreia a peça "Os três sobreviventes de Hiroshima", que traz ao palco Sr. Takashi Morita, Sra Junko Watanabe e o Sr. Kunihiko Bonkohara, sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima. A Mostra ocupa o teatro João Caetano em São Paulo, desde o dia 04 de agosto.

Resultado de um ano de pesquisa que foi desenvolvida a partir da coleta e organização dos relatos dos sobreviventes, a peça "Os três sobreviventes de Hiroshima" rememora a experiência real de três sobreviventes da bomba atômica, não só do exato momento do bombardeiro, como dos dias após a explosão da bomba e da imigração para um país totalmente desconhecido para eles - o Brasil. A peça concebida e dirigida por Rogério Nagai, faz parte do projeto “Sobreviventes pela paz” que pretende colocar em cena pessoas que sobreviveram a grandes tragédias e genocídios da humanidade, como forma de manter viva a memória desses tristes acontecimentos, para que essas histórias não se repitam com objetivo de propagar e manter a paz.

Na quinta, a Sra. Nanette Blitz Konig, última amiga viva de Anne Frank, fala sobre a amizade com a autora do famoso diário e, principalmente, sobre o horror nazista, uma atrocidade cujas sementes continuam por aí, à espera de um momento para brotar novamente. Nanette sobreviveu ao holocausto nazista, à fome e às doenças do campo de concentração de Bergen-Belsen. 

Era uma criança de 11 anos e cheia de sonhos quando a Alemanha invadiu a Holanda, em 1940. No final da guerra a garota havia se tornado uma adolescente solitária de 16 anos, tinha perdido pai, mãe e irmão, todos mortos direta ou indiretamente, pela máquina de extermínio nazista. Sobre a importância de manter essa memória viva, Nanette diz que "a história do Holocausto tem que ser conhecida, para que isso nunca aconteça de novo, para nenhuma minoria. Falar sobre esse horror é cansativo, mas é necessário. Se os sobriventes se calam, é capaz de acontecer de novo."

Pra Rogério Nagai, organizador e idealizador da Mostra é de grande importância que essas histórias sejam relembradas para que não se repitam. “A nossa atual geração será a última que terá contato com sobreviventes que estiveram no local e conviveram com o pós-guerra, tendo em vista que os mais jovens estão na faixa dos 70 anos de idade. Essa é uma oportunidade de soltar grito abafado dessas vozes ressonantes das vítimas".

A Mostra Paz em Cena também traz na programação as peças como “Gandhi – ética inspiradora”, “Os Pássaros de Sadako” e o infantil “Dois idiotas sentados cada qual no seu barril”, além da exibição de documentários, desenho animado, leitura dramática, sempre com a temática “paz X conflito”. A mostra estreou no último dia 04 e vai até o dia 27 de agosto, com o objetivo principal de incentivar e promover a paz.

A pelestra com a senhora Nanette acontece amanhã (10/08), às 20h, com entrada franca e a peça “Os três sobreviventes de Hiroshima”, se apresenta nos dias 12, 19 e 26/08, sempre às 21h00, com ingressos a R$ 20,00.

Serviço
Palestra com Sra. Nanette Blitz Konig
Dia 10/08 - 20h - Entrada Franca
Peça: “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” 
Roteiro e direção: Rogério Nagai. 
Elenco: Takashi Morita, Junko Watanabe, Kunihiko Bonkohara e Rogério Nagai. 
Duração: 50 minutos 
Recomendação: 12 anos. 
Gênero: Teatro-Documentário
Quando: Dias 12, 19 e 26/08, às 21h00
Ingressos: R$ 20,00
Onde: Teatro João Caetano - Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino
Telefone: 11 5573-3774

Ingressos na bilheteria do teatro ou através do site www.sympla.com.br para reserva dos ingressos gratuitos e pagos, basta digitar “paz em cena”.
Sem estacionamento, sem cafeteria, na bilheteria pagamento somente em dinheiro.
Tem acesso para deficiente.
É necessário fazer reserva para os eventos com entrada franca

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.