segunda-feira, 16 de outubro de 2017

.: Autobiografia de Goethe lança luzes sobre a humanidade do escritor

Em nova edição brasileira, o texto abrange a vida do poeta contada por ele mesmo e revela o homem por trás da monumentalidade de sua obra Autobiografia de Goethe lança luzes sobre a humanidade do escritor.

Homem de múltiplos talentos, Johann Wolfgang von Goethe dedicou-se sobremaneira à escrita, que o imortalizou como um dos mais destacados pensadores da humanidade. Porém, se sua obra literária recebe luzes constantes, a fatia não literária produzida pelo poeta alemão, de suma importância para se entender quem é o homem e, por consequência, sua obra, ainda não é tão acessível ao grande público. Para completar essa lacuna, a Editora Unesp lança a autobiografia "De Minha Vida: Poesia e Verdade".

“Esta tradução se constrói menos em torno de uma imagem de monumentalidade da obra e de genialidade de seu autor do que em torno de uma imagem mais humanizada de Goethe”, anota Mauricio Mendonça Cardozo, responsável pela tradução, apresentação e notas. O alemão “sentindo, pensando, lendo e escrevendo em seu tempo, soube atravessar a espessura de suas experiências com intensidade”, continua. A densidade de sua obra ressoa atual nos ouvidos do século XXI.

Dividido em quatro grandes partes, o texto conta com um sistema de referências cruzadas para dar conta de mencionar um grande número de obras e personalidades ao leitor interessado sem repetir exaustivamente informações já mencionadas. 

“Pois esta parece ser a principal tarefa da biografia: apresentar o homem no contexto das relações de seu tempo, mostrar o quanto ele a elas resiste e o quanto delas se beneficia; de que modo, a partir delas, constrói sua visão do mundo e do homem; e de que modo elas impactam em sua condição de artista, poeta, escritor”, escreve Goethe.

"De Minha Vida: Poesia e Verdade" é a segunda obra lançada pela Editora Unesp com o objetivo de oferecer ao leitor brasileiro um acesso tão amplo quanto possível à variedade da obra não literária do alemão. A série, coordenada por Mario Luiz Frungillo, foi planejada em três grandes seções, tendo como abertura as Conversações com Goethe, de Johann Peter Eckermann, publicada em 2016. A primeira seção reunirá as principais obras de caráter autobiográfico e os relatos de viagem, a segunda será dedicada aos escritos de estética, e a terceira, às suas incursões no campo das ciências da natureza.

Sobre o autor 
Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832) nasceu em Frankfurt, na Alemanha. Foi poeta, dramaturgo, romancista e ensaísta e é considerado o maior nome da literatura alemã. Escreveu obras mundialmente consagradas como "Fausto" e "Os Sofrimentos do Jovem Werther". A Editora Unesp publicou "Conversações com Goethe nos Últimos Anos de Sua Vida (1823-1832)", do poeta Johann Peter Eckermann, que possibilita conhecer melhor tanto o literato quanto a sua época.  

Título: "De Minha Vida: Poesia e Verdade"
Autor: Johann Wolfgang von Goethe
Tradução, apresentação e notas: Mauricio Mendonça Cardozo
Número de páginas: 955

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.