quinta-feira, 5 de outubro de 2017

.: Bienal de Arte Digital recebe mais de 600 propostas artísticas

Evento acontecerá no Rio e BH, em 2018. Em sua primeira edição, Bienal de Arte Digital recebe mais de 600 propostas artísticas 


A primeira Bienal de Arte Digital, entre 5 de fevereiro e 18 de março no Rio de Janeiro e de 26 de março a 29 de abril em Belo Horizonte, inscreveu 583 trabalhos individuais e de grupos ou coletivos artísticos de todo o mundo. O prazo de inscrição terminou no último dia 1º de outubro, com um total de 675 propostas em todas as áreas. “Atingimos uma meta importante, que era a de realizar de 500 a 600 inscrições. Além disso, oitenta e dois por cento dos trabalhos têm conexão com o tema ‘linguagens híbridas’, foco das reflexões da bienal”, disse o curador e idealizador do evento, Tadeus Mucceli. 

O Brasil está representado por um terço das propostas (253). Entre os demais países, Estados Unidos foi o que mais teve interessados, com 68 submissões, seguido por Alemanha (51), Reino Unido (45), França (32) e Itália (27). Na América do Sul, a Colômbia ficou logo após o Brasil. Já entre os estados brasileiros, São Paulo obteve mais representatividade, com 34 propostas. Em contrapartida, estados como Maranhão e Ceará também estão presentes. “Foi uma honra receber, pela primeira vez além desses estados, propostas dos Emirados Árabes, Taiwan, Coreia do Sul, Eslovênia, Filipinas, Indonésia e Tailândia”, completou Tadeus. 

Segundo o curador, aproximadamente 230 trabalhos são inéditos, sendo que mais da metade corresponde a trabalhos recentes, realizados em 2017. “Trinta e quatro por cento deles foram feitos com software livre”, completou. Na segmentação por gênero, 33% dos inscritos são mulheres.

Próxima etapa: Com o encerramento das inscrições, o conselho curador, composto por seis membros entre artistas, acadêmicos e intelectuais, terá 30 dias para analisar os trabalhos e definir aqueles que farão parte da programação da bienal. O resultado final será divulgado no site (www.bienalartedigital.com)  e nas redes sociais da Bienal  em até 45 dias após o encerramento do trabalho de análise pelo conselho curador. 
A Bienal será realizada no Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro, entre 5 de fevereiro e 18 de março, e no Conjunto Moderno da Pampulha (Museu de Arte da Pampulha (MAP), Casa do Baile e Casa Kubitschek), na Casa Fiat de Cultura e no espaço de inovação Atmosphera, em Belo Horizonte, de 26 de março a 29 de abril.

SOBRE O FAD: O Festival de Arte Digital (FAD) é um projeto sobre a exploração inventiva de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação. Um dos eixos do projeto é a exibição de instalações de performances e apresentações diversas privilegiando a arte digital (produzida por máquinas, softwares e programação).

A formação de jovens criadores é outro objetivo do FAD, com o trabalho de mediação, oficinas do programa educativo nas exposições, além de palestras ministradas por artistas, profissionais de mercado acadêmicos e demais envolvidos nos campos de ciência e tecnologia, com nomes regionais, nacionais e internacionais.

Desde 2007, o Festival de Arte Digital espalhou os temas da Arte através de Novas Tecnologias em quatro pilares de ação em Belo Horizonte e Rio de Janeiro/ Brasil. Oficinas, palestras, apresentações e exposições de arte. Neste período foram cerca de 20 mil pessoas, e intercâmbio com muitos profissionais pelo mundo, publicações, pesquisas e prêmios nacionais.

APOIO E PATROCÍNIO
O Oi Futuro promove, apoia e desenvolve ações inovadoras e colaborativas para melhorar a vida das pessoas e da sociedade. Com a atuação nas frentes de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte, o instituto acelera iniciativas que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo, fomentam experimentações de inovação e estimulam conexões.

Na Educação, o Oi Futuro investe em modelos inovadores para inspirar novas formas de aprender e ensinar com o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. O programa, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece ensino médio integrado. Além de obter formação voltada para a indústria criativa e digital, os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais, por meio de projetos e eventos de integração com o mercado de inovação.

Na área Cultural, o instituto atua como um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a produção colaborativa e promovendo o acesso à cultura na era digital. O Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, além da gestão do Museu das Telecomunicações e de sua Reserva Técnica, pioneiro no uso da interatividade no Brasil. Também no Rio, o Oi Futuro mantém a Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia onde está abrigado o Lab.IU, Laboratório de Intervenção Urbana. O Instituto também realiza o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público.

Na Inovação Social, o Oi Futuro viabiliza projetos empreendedores inovadores que trazem propostas para solucionar desafios atuais das cidades, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, por meio do Labora, Laboratório de Inovação Social. O Oi Futuro também aposta em projetos esportivos que conectem pessoas e promovam a inclusão e a cidadania.

A Cemig, comprometida com a sociedade e com os públicos que interage, é uma grande incentivadora da cultura por acreditar no poder transformador da arte. Investe permanentemente para fortalecimento dos setores cultural, esportivo educacional e social.

A Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do País, sendo o maior grupo distribuidor, responsável pela operação de mais de 530 mil quilômetros de linhas de distribuição. É ainda o maior grupo transmissor e o terceiro maior grupo gerador, com uma capacidade instalada de 8,5 GW. Vale destacar que a concessionária foi selecionada, pela 17ª vez consecutiva, para compor a carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade no período 2016/2017, mantendo-se como a única companhia do setor elétrico da América Latina a fazer parte do índice desde a sua criação, em 1999.

A companhia está presente em 22 Estados e no Distrito Federal e conta com mais de 127 mil acionistas em 44 países e ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, Madri e São Paulo. 

AccorHotels é um líder mundial em viagens e estilo de vida e inovador digital oferecendo experiências únicas em mais de 4.200 hotéis, resorts e residências, bem como em mais de 10.000 das melhores casas particulares em todo o mundo. Beneficiando-se da experiência como investidor e operador, a AccorHotels opera em 95 países.

Sua carteira inclui marcas de luxo de renome internacional, incluindo Raffles, Sofitel Legend, SO Sofitel, Sofitel, Fairmont, onefinestay, MGallery by Sofitel, Pullman e Swissôtel; bem como o popular midscale e marcas boutique como 25hours, Novotel, Mercure, Mama Shelter e Adagio; as reconhecidas marcas econômicas incluindo JO&JOE, ibis, ibis Styles, ibis budget e as marcas regionais Grand Mercure, The Sebel e hotelF1. A AccorHotels também oferece serviços inovadores durante toda a experiência do viajante, sobretudo pela recente aquisição do John Paul, líder mundial em serviços de concierge.

Com uma coleção incomparável de marcas e uma rica história que se estende por quase cinco décadas, a AccorHotels, juntamente com sua equipe global de mais de 250.000 homens e mulheres dedicados, tem uma missão intencional e sincera: fazer com que cada hóspede se sinta bem-vindo. Os hóspedes têm acesso a um dos programas de fidelidade mais gratificantes do mundo - Le Club AccorHotels.

A AccorHotels está ativa nas suas comunidades locais e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a solidariedade através do PLANET 21, um programa abrangente que reúne funcionários, clientes e parceiros para impulsionar o crescimento sustentável. A Accor SA está cotada em bolsa com ações negociadas na Euronext Paris e no mercado OTC nos Estados Unidos.
Para mais informações e reservas, visite accorhotels-group.com ou accorhotels.com. Ou torne-se fã e siga-nos no Twitter e Facebook.

A Mastermaq Software é um​a​ empresa 100% brasileira, com 25 anos de experiência, 500 colaboradores diretos e está presente no dia a dia de mais de 100.000 usuários em todo território nacional, oferecendo soluções que transformam a contabilidade em fator de sucesso para ​o empreendedor brasileiro.

Mais informações:
www.bienalartedigital.com
Nossas Redes:
www.festivaldeartedigital.com.br/
/www.facebook.com/festivalfad
www.youtube.com/festivalartedigital/
www.vimeo.com/festivalfad
www.flickr.com/festivalfad/
www.twitter.com/festivalfad

Este projeto tem o incentivo através dos seguintes mecanismos de renúncia fiscal:
Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal, Pronac 151805.
Lei Estadual de incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, CA 0769/001/2016.
Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, CA 368/2015.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.