sexta-feira, 13 de outubro de 2017

.: David Crosby, uma voz cristalina desvendando melodias complexas

Por Luiz Gomes Otero*, em outubro de 2017.

David Crosby sempre é lembrado por suas participações no The Byrds e no supergrupo Crosby Stills Nash & Young (CSNY). Mas sua carreira solo também tem proporcionado momentos de rara beleza e encanto, como o mais recente disco, "Sky Trails", que é o terceiro com material original lançado nos últimos quatro anos.

Diferente do trabalho anterior, o elogiado "Lighthouse", que tinha sonoridade predominantemente acústica, Crosby preferiu investir em uma produção com banda. E o resultado ficou bem acima da média.

Fãs do CSNY vão reconhecer que a faixa "Sell Me A Diamond" poderia tranquilamente figurar em um disco do grupo. Mas há algumas faixas com nuances mais pessoais de Crosby, como na bela balada "Before Tomorrow Falls On Love", que tem um leve toque soul na sua concepção melódica.

A faixa "Here It's Almost Sunset" tem uma introdução quase jazzística, com fraseados complexos nos sopros. Mas é essencialmente uma visão de pop que Crosby desenvolve desde os anos 60. E que a cada ano que passa fica melhor de se conferir. A faixa "Curved Air" é outro momento que se encaixaria bem em um disco da CSNY.

O ponto mais interessante desse disco foi o fato de Crosby trabalhar com seu filho Raymond, que conheceu somente quando ele já tinha 30 anos. Crosby co-escreveu quatro das dez canções do álbum com Raymond. Muitas vezes eles escrevem por meio da internet. E a sinergia entre eles é notória. Crosby renovou seu som com a proximidade da relação familiar com Raymond.

Quanto a voz de Crosby, os fãs podem ficar tranquilos. Ela está cada vez mais cristalina e capaz de desvendar melodias e nuances complexos incluídos nesse "Sky Trails". Desde já, um dos melhores discos lançados nesse ano.


"Curved Air"

"Before Tomorrow Falls On Love"

"Here It's Almost Sunset"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.