sábado, 16 de dezembro de 2017

.: Luiz Felipe Pondé e Clóvis de Barros e a ética das relações no "Café Filosófico"


Como anda nossa educação sentimental? Na atualidade, a felicidade amorosa está cada vez mais atrelada à negação dos afetos como forma de autoproteção. Ainda assim, as paixões têm enorme relevância na vida das pessoas e merecem ser objetos de reflexão. Cientes disso, os filósofos Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé discutem o assunto no "Café Filosófico" deste domingo, 17 de dezembro. A atração vai ao ar às 21h, na TV Cultura e no YouTube.

Autores do livro "O Que Move as Paixões", publicação homônima ao tema do programa desta semana, os filósofos comentam os afetos e a ética das relações em um mundo no qual as pessoas querem controlar e se curar daquilo que, por definição, seria incontrolável: a afetividade. Nesse sentido, Pondé discute as dimensões materiais do afeto. Segundo o autor, à medida em que as tecnologias e mídias agenciam os encontros e proporcionam tudo aquilo que não estava à disposição facilmente antes, as condições materiais nas relações amorosas se mostram cada vez mais presentes.

Em tempos de amor nas redes sociais, outro assunto que vem à tona e que é discutido na atração é a traição virtual. Clóvis de Barros explica que a deslealdade acontece quando há um desalinhamento entre a conduta e um acordo estabelecido previamente. Assim, diante de uma realidade tão fluida e intensa quanto à digital, o filósofo é partidário de relacionamentos com claras regras de funcionamento.

Essa questão envolve a ética das relações, que, segundo Barros, deve substituir a ideia de razão pura no amor para assumir tudo o que envolve os afetos constituidores de cada indivíduo. É apenas quando se busca refletir a concretude dos relacionamentos que é possível compreender com muito mais vivacidade os afetos. Para Pondé, esse esforço deve substituir as tentativas de desenvolver uma ciência da autoestima e da autoproteção, que pouco ajudam no entendimento das paixões e do amor.

O "Café Filosófico" é uma parceria entre o Instituto CPFL e a TV Cultura para a difusão, pela televisão e por meio do canal do programa no YouTube, de ideias de grandes pensadores e pensadores contemporâneos sobre temas que resvalam o cotidiano.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.