quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

.: Resenha de "O plano de Celeste", de Telma Guimarães

Por Mary Ellen Farias dos Santos*
Em dezembro de 2017


Diante de tanta tecnologia, formar novos leitores, na maioria dos casos, é uma grande dificuldade. Contudo, a pequena Celeste, sabe direitinho como mudar esse cenário. Como ela consegue essa façanha e"O plano de Celeste", de Telma Guimarães? Tudo começa quando a protagonista sapeca leva um susto com a fala da mãe sobre a promessa de a Biblioteca Municipal ser fechada por falta de usuários.

De fato, "as pessoas perderam o interesse pelas histórias". Contudo, Celeste fica preocupada. Para aguçar a criatividade, a garotinha lê ainda mais para a imaginação crescer e, então, trama um plano infalível. Usando o poder mágico e encantador de uma boa leitora, é na escola, que Celeste põe em prática tudo o que anotou num caderno

Sagaz, ela começa a contar a história do livro "O terrível segredo de Belinha", que "é sobre uma cachorra que um dia descobre que está completamente...". Sim! A garotinha não revela o que acontece a seguir. Para tanto é preciso que os colegas de classe visitem a Biblioteca Municipal e peguem o livro. 

Assim, "O plano de Celeste", ensina que até mesmo uma criança é capaz de atrair novos leitores. Anteriormente, Celeste protagonizou o livro de estreia: "A invenção de Celeste". O lançamento, integrante da coleção "Coisas de Criança", é destinado aos leitores iniciantes

TRECHO:
"- Como vou viver sem os livros do biblioteca?
Celeste não acreditava.
- E se a gente conseguisse mais usuários? O que são usuários mesmo? - Ela perguntou.
- Precisamos de mais leitores, filha - o pai explicou."

Autora: Telma nasceu em Marília, São Paulo, e reside em Campinas há muitos anos. É formada em "Letras Vernáculas e Inglês" pela UNESP. Professora Efetiva de Inglês, aprovada em Concurso Público Oficial do Estado de São Paulo em 1979, lecionou na rede Estadual de Ensino em Campinas, São Paulo até 1995, quando decidiu dedicar-se somente a literatura infantil e juvenil.

Foi cronista do jornal "Correio Popular" e também Assessora Cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Publicou seus primeiros livros infantis em agosto de 1988 ("Cara de Pai", Loyola, "O sopão da Bruxaluca" e "A Tarta-luga", Editora Vozes).

Em 1989 recebeu da APCA o título de "Melhor Autora em Literatura Infantil" com seu livro "Mago Bitu Fadolento", Edições Loyola. É autora de dicionário bilíngüe Português/Inglês, Inglês/Português em co-autoria com Terrence Edward Hill (Dicionário Ilustrado Júnior, Atual Editora) e da coleção bilíngue “biclássicos”, pela Editora do Brasil.

Com Viviane Marques, publicou a coleção de didáticos em Inglês pela Atual Editora, “WHAT’S UP?”. Telma já publicou mais de 170 títulos entre infantis, juvenis, em Português, Inglês e Espanhol, por várias editoras: FTD, Saraiva, Scipione, Ática, Editora do Brasil, SM, Moderna, Dimensão, Positivo, IBEP-Nacional, Paulus, entre outras.

Livro: O plano de Celeste
Autora: Telma Guimarães
Ilustrações De Silvana Rando
16 páginas
Editora do Brasil


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.