sábado, 2 de dezembro de 2017

.: Ruth Rocha é eleita a Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2017

Ruth Rocha.Crédito: Vania Toledo

Nessa edição do prêmio também foram premiados Eva Furnari, Walcyr Carrasco e Sérgio Túlio Caldas, autores da Editora Moderna



Na noite de quinta-feira, dia 30 de novembro, a autora Ruth Rocha foi laureada como Personalidade Literária, reconhecimento concedido pela Câmara Brasileira do Livro no âmbito do Prêmio Jabuti. Durante a cerimônia da principal premiação do mercado editorial brasileiro, o nome de Ruth Rocha, bem como alguns de seus principais livros, como Marcelo, marmelo, martelo, foram destacados como parte da memória literária de muitos brasileiros.

"O escritor é uma pessoa solitária e a gente fica feliz e agradece muito quando tem o reconhecimento de uma entidade tão importante como a CBL. Essa festa que congrega autores, adaptadores, ilustradores e editores, é a festa da cultura, do livro; e nós, povo do livro, agradecemos muito por essa comemoração", afirmou a autora durante a entrega do prêmio.

A escolha do nome de Ruth se deu pelo conjunto de sua obra, composta por mais de 200 livros, e também por sua contribuição à formação de leitores no Brasil especificamente no ano em que a autora completa 50 anos de carreira na literatura infantil. Com mais esse reconhecimento, Ruth Rocha se junta a um rol de ilustres autores brasileiros que já ganharam o prêmio Personalidade Literária, como Jorge Amado, Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Lygia Fagundes Telles e Tatiana Belinky. Na noite de ontem, Ruth recebeu homenagem em vídeo dos seus amigos e familiares e assistiu a uma peça teatral do seu livro O reizinho mandão. 

Lenice Bueno, editora de Ruth Rocha, acredita que o recebimento do prêmio de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti representa a importância da autora para a literatura nacional. "Ruth está para a literatura para crianças, desde o final da década de 1960, como Monteiro Lobato, nos anos de 1920 a 1940. Seu trabalho, junto de Sonia Robatto na Revista Recreio, revolucionou a literatura para crianças no Brasil". Para a editora, foi seu jeito especial de falar às crianças que levou Ruth a ocupar um lugar cativo na estante de muitos brasileiros. "Ela criou personagens e histórias inesquecíveis, que formaram mais de uma geração de leitores. Seus livros têm um sabor muito brasileiro, cheios de alegria e cor, com os quais nossas crianças se identificam".

Desde 2009, a autora publica suas obras de ficção exclusivamente com a Editora Salamandra. No entanto, sua relação com a casa editorial é de outros tempos, como conta Lenice Bueno. "Ruth foi uma das autoras fundadoras da Salamandra na década de 1980. Esse prêmio é uma grande honra, além de todas as outras que Ruth tem nos dado e ser laureada como a Personalidade Literária do ano, para nós, é o coroamento de um trabalho conjunto de quase 40 anos".

Durante o evento, Eva Furnari ganhou na categoria Juvenil, com "Drufs" (Ed. Moderna), e Walcyr Carrasco levou o primeiro lugar na categoria Melhor Adaptação, com "Romeu & Julieta" (Ed. Moderna). Além deles, Sérgio Túlio Caldas, autor de "Com os pés na África" (Ed. Moderna) foi um dos destaques no segmento juvenil. O Livro do Ano de Ficção foi dado a "Machado", de Silviano Santiago, e o Livro do Ano de Não Ficção, para "Alfabetização: A Questão dos Métodos", de Magda Soares.

Sobre a Moderna: A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.